O temporal que atingiu o litoral norte de São Paulo causou estragos e assustou moradores na tarde de quinta-feira 24. A ventania causou o destelhamento de uma igreja e a queda de parte do telhado de um shopping center da cidade de Caraguatatuba.
Vídeo gravado por clientes do Shopping Serramar mostra a força dos ventos, que chegaram a 90 km/h, e o destelhamento parcial do complexo. O estacionamento do local foi danificado. Além disso, um outdoor voou e uma árvore caiu sobre um quiosque.
Apesar da força do temporal, o shopping continuou o em atividade até o horário normal de fechamento, às 22 horas.
Leia mais: “3 meses da tragédia no litoral paulista: moradores constroem casas à beira do morro”
De acordo com a Defesa Civil paulista, apesar dos estragos, não houve deslizamentos de terra — algo comum no litoral norte quando a região é atingida por temporais. O órgão também afirmou que não há relatos de feridos.
Os locais afetados temporais estão sendo vistoriados pela Defesa Civil. O objetivo é atestar a segurança dos imóveis e das vias atingidas pelas fortes chuvas.
Por meio de nota, o Serramar Shopping informou que a cidade enfrentou uma chuva intensa que resultou em danos pontuais em algumas partes do empreendimento. Ainda de acordo com a empresa, não houve feridos e nem prejuízo ao funcionamento do shopping.
A direção do shopping center ainda disse que está trabalhando para solucionar os danos causados pela chuva.
Leia também: “Previsão do tempo: alertas de geada, declínio de temperatura, onda de calor e baixa umidade”
Ventania passou pelo litoral sul de SP
A ventania que durou 20 minutos pegou moradores da Baixada Santista de surpresa na quinta-feira. Um trabalhador que limpava as janelas de um prédio por fora ficou balançando na lateral do edifício até que uma moradora abriu os vidros para abrigá-lo.
A mudança de tempo foi brusca. Na manhã de quinta, os termômetros marcavam 39ºC; no período da noite, a temperatura era de 21ºC, queda de 18ºC.
Chuva e ventania no final de semana
A chegada da frente fria vinda do Sul para o Sudeste a partir desta sexta-feira, 25, aumenta as condições de chuva em São Paulo. As nuvens carregadas serão reforçadas pelo ar quente e úmido, o que intensificará a circulação de vento marítimo, que deve permanecer ao longo do fim de semana.
Com isso, áreas de instabilidade tendem a se espalhar mais. A chuva ganha força e fica mais constante e volumosa, principalmente no litoral de São Paulo (incluindo a Baixada Santista e o litoral norte).
Os totais acumulados de chuva podem variar entre 100 e 150 milímetros até a próxima segunda-feira, 28.