Um tornado atingiu o município de Passos Maia, no oeste de Santa Catarina, na tarde desta quinta-feira, 2. Isso provocou a destruição de diversas árvores.
A formação do tornado foi confirmada pela Defesa Civil de Santa Catarina. O órgão não informou se houve feridos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O fenômeno aconteceu por causa da combinação de intensos núcleos de instabilidade, provocados pela atuação de uma frente fria na Região Sul do Brasil, juntamente do fluxo de uma massa de ar quente e úmida que se deslocava do Norte do país.
As condições climáticas adversas resultaram em tempestades que causaram danos significativos — incluindo vendavais, chuvas intensas, queda de árvores, alagamentos e enxurradas.
Leia também: “Tornado mata três pessoas nos EUA”
O Radar Meteorológico de Chapecó, cidade próxima de Passos Maia, registrou a aproximação das tempestades por volta das 15h40min. Há potenciais descargas elétricas, rajadas de vento intensas e granizo. Existe também o risco de alagamentos e enxurradas, em virtude da alta intensidade da chuva em um curto período de tempo.
Tornado atinge propriedade rural no RS
Um tornado surpreendeu os moradores da zona rural de São Martinho da Serra, município localizado no centro do Rio Grande do Sul, no sábado 27. Vídeos feitos pela população mostram a passagem do tornado sobre plantações e sobre a sede de uma propriedade rural, o que resultou em danos materiais.
De acordo com o site Metsul Meteorologia, o fenômeno ocorreu em meio a um dia de instabilidade atmosférica no Estado gaúcho, por causa do avanço de uma frente fria que provocou chuvas intensas.
Leia mais: “Tornado causa danos no interior de Santa Catarina; veja o vídeo”
A região registrou quase 200 milímetros de chuva na fronteira com o Uruguai, além de granizo e ventos fortes isolados, como os registrados em Santa Cruz do Sul — onde centenas de residências tiveram seus telhados danificados.