Violência doméstica nas favelas aumentou durante a pandemia

Relatos são de moradores das comunidades do Rio de Janeiro. Pesquisa apontou que a maioria percebeu mais casos de agressões
-Publicidade-
Com o isolamento social, muitas mulheres se viram obrigadas a permanecer em casa com seus agressores | Foto: NakNakNak/Pixabay
Com o isolamento social, muitas mulheres se viram obrigadas a permanecer em casa com seus agressores | Foto: NakNakNak/Pixabay | stf, favelas, rio de janeiro, wilson witzel, segurança, operações

Os moradores das favelas do Rio de Janeiro disseram que cresceram os casos de violência doméstica desde o início da pandemia de coronavírus. Ao todo, 955 moradores das favelas da Maré, complexo do Alemão e Cidade de Deus, na capital fluminense, foram ouvidos. Dos entrevistados, 73,8% apontaram sentir aumento nesse tipo de ocorrência.

A afirmação foi feita a pesquisadores do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, que realizaram o levantamento em conjunto com o coletivo Movimentos.

“Com o isolamento social, muitas mulheres se viram obrigadas a permanecer em casa com seus agressores e ainda encontraram barreiras no acesso a redes e canais de proteção e denúncia”, revelou o levantamento.

-Publicidade-

Contaminações por covid-19

Do total de entrevistados, 93% tiveram ou conheceram alguém que contraiu o coronavírus. A dificuldade em manter o isolamento social pode ter contribuído para isso. E 55% deles moram com alguém que faz parte do grupo de risco.

Mais da metade dos moradores informou que não conseguiu manter o distanciamento social. Na média, três pessoas têm de dividir o mesmo cômodo das casas nas favelas.

Leia também: “Rio de Janeiro registra queda no número de assassinatos em 2021”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Opa. Era o que eu precisava! A revista Oeste repercutindo com casca e tudo estudo financiado pela OS e a FF!! Assim, a revista comprometida com jornalismo de excelência vai descendo seu nível.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.