Na última sexta-feira, 29, a pastora Denise Seixas, viúva de Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, fundador da Igreja Bola de Neve, conhecido como Rina, ingressou com ação judicial para anular a reintegração de posse da instituição. A informação é do portal UOL.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Essa reintegração é um pedido do diretor financeiro da igreja, Everton Cesar Ribeiro. Denise busca assumir o controle do órgão depois da morte de Rinaldo, ocorrida no dia 17 de novembro.
O advogado de Denise, Anderson Alves Albuquerque, aponta irregularidades no pedido de reintegração e afirma que ele correu sem legitimidade e em desacordo com o estatuto social da igreja.
A defesa sustenta que Denise, nomeada vice-presidente em 2016 por tempo indeterminado, deveria assumir a presidência automaticamente depois do falecimento de Rinaldo.
Conflitos internos na Igreja Bola de Neve
Conforme a defesa da mulher, ao tentar exercer seu papel, Denise enfrentou resistência de integrantes da igreja, como o advogado Renê Guilherme Koerner Neto. Ele foi nomeado procurador da igreja antes da morte de Rinaldo. A situação se intensificou e exigiu a intervenção da Polícia Militar para garantir a segurança de Denise e dos envolvidos.
Na sequência, Denise destituiu Renê e exigiu que Everton prestasse contas financeiras, mas, segundo ela, seu pedido não saiu do papel. Ela afirma que Everton gerencia receitas da igreja que alcançam R$ 250 milhões anuais, sem fornecer a transparência necessária.
A resposta da igreja
A Igreja Bola de Neve respondeu às acusações de Denise com uma nota em que afirmou que ela “renunciou ao cargo de vice-presidente”. O órgão ainda alega que o pastor Fábio Santos é o novo presidente. Entretanto, a igreja não apresentou documentos que comprovem a eleição de Fábio como presidente.
Leia também: “Bandidagem digital”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 245 da Revista Oeste
A defesa de Denise rebate essa alegação e explica que o documento que, supostamente, confirmaria a renúncia era, na verdade, um acordo preliminar de divórcio não concluído. Segundo a defesa, Denise e Rinaldo estavam em reconciliação, o que levou à suspensão do divórcio. “O acordo que seria feito não foi levado adiante”, afirma a defesa.
Bola de Neve se manifesta
A Igreja Bola de Neve reafirma que a pastora Denise Seixas renunciou ao cargo de vice-presidente em 27 de agosto de 2024, num acordo assinado por ela e seus advogados. Após a morte do Apóstolo Rina, uma assembleia foi realizada no dia 18 de novembro para, de acordo com o estatuto da igreja, eleger a nova direção da Bola de Neve, processo que está em fase de registro cartorial. Ao negar ou ignorar tais fatos, os advogados da pastora se equivocam . Para piorar a situação, na última sexta-feira (29 de novembro), a pastora e seus representantes invadiram a sede da igreja, causaram tumulto e chegaram até a “demitir” e expulsar colaboradores do templo, como se tivessem poderes para tanto. O fato e as devidas imagens da invasão constam de boletim de ocorrência registrado pela igreja na Polícia Civil de São Paulo. A Bola de Neve igualmente ingressou com ação de reintegração de posse, na qual explica à Justiça a ilegalidade das ações e pede as providências cabíveis.
Conforme a matéria publicada, as receitas da igreja alcançam impressionantes 250 milhões anuais. Que negócio fabuloso! Imaginem o faturamento de outras igrejas que tem Brasil afora, entre elas uma que é dona de emissora de televisão muito conhecida.
Todo o dinheiro que é entregue pelos fieis para a Igreja ja teve o IRPF pago, qual é o teu problema ???? O Sr ja pesquisou sobre as milhares de pessoas que sao auxiliadas com alimentos, apoio a drogados para deixarem o vicio, a maes solteiras, …………………………… ajudamos inumeras familias e crianças durante a Pandemia, simplesmente contribuindo financeiramente , por amor e fidelidade a Palavra de Deus.
Isso não é uma igreja… é um negócio!
Parece que isso nao é problema teu, o dineiro é meu e posso doar para quem quiser. Zé Ruela, tire o traseiro do sofa e vá ajudar alguem que esta precisando, criticar e fazer alegaçoes idiotas é muito facil.