O ator Bernard Hill, que interpretou o capitão do Titanic no filme, dirigido por James Cameron, sobre o naufrágio do transatlântico, morreu aos 79 anos. Nascido em Manchester, ele morava em Suffolk, Inglaterra, e deixa a mulher, Marianna Hill, e seu filho, Gabriel.
Leia mais: “Um filme de guerra para pensar”
O falecimento ocorreu nas primeiras horas deste domingo, 5, disse o agente do artista, Lou Coulson, à BBC. A causa da morte não foi divulgada até o momento, informou o jornal O Globo.
Bernard Hill interpretou um dos principais personagens da obra de 1997 de James Cameron, o comandante oficial do navio, Edward Smith. Ele atuou, na produção, ao lado de estrelas como Leonardo Di Caprio e Kate Winslet.
Hill, lembrou o Globo, é o único ator a aparecer em mais de um filme vencedor de 11 prêmios do Oscar: além de Titanic, ele também ficou conhecido pelo papel de rei Théoden na trilogia Senhor dos Anéis. Titanic levou 11 estatuetas em 1998, assim como Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, em 2004.
Leia mais: “Sonhos de um professor frustrado”
Hill também se destacou na série britânica Boys from the Blackstuff, em que fez o papel do personagem Yosser Hughes.
Personagens inspirados em pessoas que estiveram no navio
Os protagonistas Jack e Rose (Di Caprio e Winslet), em Titanic, foram criações para dar um toque romântico ao filme. Mas, assim como o capitão Edward Smith, Margareth Brown (1867-1932), uma ativista e filantropa norte-americana que sobreviveu ao naufrágio, foi inspirada em uma pessoa real que estava no navio.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Ela, lembra o Globo, é interpretada pela atriz Kathy Bates. Rica, a personagem ajuda Jack, ao emprestar a ele um smoking de seu filho para que o desenhista pudesse ir a um jantar na primeira classe.
Por volta das 23h40 do dia 15 de abril de 1912, o Titanic colidiu com um iceberg, o que arranhou o lado estibordo do navio embaixo da linha d’água. Esta foi a causa do naufrágio.