Kris Kristofferson, ator, cantor e compositor, morreu, aos 88 anos, no último domingo, 29, em Maui, no Havaí. A informação foi confirmada em comunicado divulgado por sua família.
Uma publicação no perfil do ator e cantor confirma e lamenta a morte dele.
Ele ficou conhecido especialmente por seu papel como John Howard no filme Nasce Uma Estrela, de 1976 (o longa original, de 1937, também teve outros remakes em 1954 e em 2018, com Lady Gaga e Bradley Cooper), em que contracenou com Barbra Streisand.
O papel lhe rendeu um Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical. Entre seus diversos trabalhos, também esteve no elenco da trilogia Blade, lançada nos anos 2000.
Kris Kristofferson também foi um músico renomado: recebeu 13 indicações e ganhou três prêmios no Grammy ao longo dos anos.
A trajetória de Kris Kristofferson
Kris Kristofferson teve uma carreira prolífica na música, lançando mais de 20 álbuns ao longo de sua vida.
Entre 1985 e 1995, ele integrou o grupo Highwaymen, ao lado dos artistas country Waylon Jennings, Willie Nelson e Johnny Cash. Juntos, gravaram três álbuns e emplacaram o single homônimo ao nome da banda nas paradas musicais dos Estados Unidos.
Kristofferson também se destacou como compositor. Em 1984, foi indicado ao Oscar de “Melhor Canção Original” e, em 1985, entrou para a Calçada da Fama dos compositores. Seu talento multifacetado o tornou uma figura reconhecida na indústria musical.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Carreira no cinema e vida pessoal
No cinema, Kristofferson ganhou notoriedade por seus papéis em filmes como Nasce Uma Estrela (1976) e a trilogia Blade (1998–2004). Outros destaques de sua carreira cinematográfica incluem Comboio (1998), O Portal do Paraíso (1980) e Planeta dos Macacos (2001).
Em sua vida pessoal, Kris Kristofferson foi casado com Frances Mavia Beer e, após o divórcio, teve um breve relacionamento com a cantora Janis Joplin antes da morte dela, em outubro de 1970. Ele também foi casado com a cantora Rita Coolidge e, posteriormente, com Lisa Meyers, união que durou até seu falecimento.
No total, Kristofferson teve oito filhos: dois do primeiro casamento, um do segundo e cinco do terceiro.