O mundo está em constante mudança e o que era normal no passado hoje pode parecer chocante e ofensivo. Aqui vão algumas propagandas que hoje causariam repulsa e revolta. Mas que venderam produtos sem problemas décadas atrás.
É o caso dessa propaganda acima dos revólveres Iver Johnson, de 1904. A ideia é sintetizada na blusa da criança – “papai disse que não vai nos ferir”. O texto deixa claro: “Os revólveres Iver Johnson não são brinquedo: eles atiram para matar”.
Mas outras peças publicitárias chocariam nos tempos de correção política de hoje. Como quando a Lucky Strike usou Papai Noel para sugerir que cigarros poderiam ser um bom presente de Natal:
“Comece cedo” é o lema desta propaganda que incentiva um bebê a treinar com a lâmina de barbear:
Nessa propaganda da Pyrex, a mensagem em destaque é: “casamentos bem sucedidos começam na cozinha!” Note que a mulher ainda está vestida de noiva e já foi cumprir seus deveres no fogão:
A propaganda de papel celofane diz que ele “embrulha as melhores coisas da vida”. Como exemplo, colocaram um bebê que obviamente morreria sufocado em alguns segundos:
Uma mulher apanha do seu marido por não ter guardado o café apropriadamente: