Os entusiastas da cultura geek receberam uma grande notícia: Star Wars vai voltar às telonas, com uma quarta trilogia oficial. A novidade foi anunciada durante o Star Wars Celebration, evento oficial da icônica franquia, realizado em Londres. Cada um dos três filmes terá um diretor: James Mangold, Dave Filoni e Sharmeen Obaid-Chinoy. A celebrada Daisy Ridley, que atuou como a protagonista Rey nas últimas filmagens, também foi anunciada no projeto.
O primeiro filme, que será dirigido por James Mangold, vai narrar o início da história dos Jedis; já os trabalhos de Dave Filoni terão como foco a formação de uma “nova república” na galáxia. Segundo os envolvidos no projeto, vai haver uma conexão das narrativas cinematográficas com as histórias contadas em The Mandalorian, The Book of Boba Fett, Ahsoka e com outras histórias do Disney+.
O diretor Mangold produziu recentemente Logan e Indiana Jones e o Chamado do Destino; Filoni dirigiu as séries The Mandalorian e Ahsoka, ambas também do Disney+. Obaid-Chinoy será a primeira paquistanesa a dirigir um filme de Star Wars. Ela já ganhou dois Oscars de documentário curto, em 2011, por Saving Face, e em 2015, por A Girl in the River: The Price of Forgiveness. A cineasta também dirigiu recentemente dois episódios de Ms. Marvel para o Disney+.
Star Wars destaca-se na história do cinema como um dos filmes mais populares do mundo. Os três filmes originais transformaram-se numa franquia bastante lucrativa. Atualmente, são três trilogias originais e nove filmes lançados.
Trilogia 1
- Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977);
- Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980);
- Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983).
Trilogia 2
- Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999);
- Episódio II: Ataque dos Clones (2002);
- Episódio III: A Vingança dos Sith (2005).
Trilogia 3
- Episódio VII: O Despertar da Força (2015);
- Episódio VIII: O Últimos Jedi (2017);
- Episódio IX: A Ascenção de Skywalker (2019).
Como grande admirador da primeira trilogia, resumo:
A segunda não teve nada de especial, exceto a “inovação” de ser o primeiro grande filme gravado digitalmente. Não deixou saudades.
A terceira começou “bem” ao tentar trazer nostalgia. Vi o primeiro filme no cinema e gostei. Mas até hoje não tive tempo (interesse) de ver as sequências, especialmente pelos comentários de quem REALMENTE gosta da primeira.
A quarta, provavelmente, deve “enterrar” a trilogia, ao menos, para o público que comprava a primeira.
A Trilogia 3 da lacradora Disney acabou com Star Wars. Não caio mais nesse estelionato cinematográfico.
Quem gosta de Star Wars certamente está ansioso por assistir uma nova aventura nas telas do cinema!
Não vou perder nem tempo nem dinheiro com essa nova trilogia.
Não sei se choro ou xingo.
Parece que agora vão conseguir destruir de vez a franquia.