publicidade
Curiosidades

Anvisa alerta: minoxidil pode causar crescimento de pelos em bebês

Casos de hipertricose em crianças pequenas foram relatados na Europa

Caso de hipertricose em bebês | Foto: Reprodução/Dermatologic Therapy
Caso de hipertricose em bebês | Foto: Reprodução/Dermatologic Therapy

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta na última terça-feira, 15, em que chama atenção para o crescimento anormal de pelos — condição conhecida como hipertricose — em bebês expostos ao contato com a pele de adultos que aplicaram minoxidil.

O minoxidil é um medicamento indicado para o tratamento da alopecia androgênica (calvície hereditária) em homens adultos. O alerta ressalta que casos de hipertricose em bebês têm sido relatados na Europa depois do contato da pele da criança com locais onde o medicamento foi aplicado por seus pais.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

De acordo com a Anvisa, nos casos relatados, o fim do contato já é suficiente para que os efeitos se encerrem. “O crescimento dos pelos se normalizou após alguns meses da suspensão do contato com esse medicamento”, ressalta.

A agência reguladora informou que solicitou aos fabricantes e detentores de registro desses produtos a inclusão nas bulas do risco de hipertricose em bebês por exposição acidental. Trata-se de uma precaução inédita no Brasil, conforme esclarecido no documento.

autotestes de covid-19
Fachada do edifício-sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O alerta estabelece recomendações claras aos profissionais de saúde, que devem “avisar os pacientes que utilizam minoxidil para evitar que crianças tenham contato com as áreas onde o medicamento foi aplicado”. A orientação também inclui lavar as mãos depois da aplicação do produto, para minimizar qualquer risco de contato indireto com a pele de bebês.

A Anvisa ainda orienta que “pacientes que utilizam minoxidil em solução tópica e que têm contato frequente com crianças devem procurar um médico caso percebam um crescimento excessivo de pelos nessas crianças durante o uso do medicamento”.

Leia mais:

Alerta contra minoxidil vem da Europa

O documento cita referências das as autoridades sanitárias da Espanha e da União Europeia. Essas instituições descreveram a relação entre o contato físico indireto — como quando o pai aplica o medicamento no couro cabeludo ou na barba e, em seguida, segura o bebê encostando a área tratada na pele da criança — e os efeitos observados.

O alerta integra o ciclo de farmacovigilância da Anvisa, que monitora eventos adversos depois do uso de medicamentos comercializados no país. A agência reforça que qualquer efeito inesperado ou suspeito deve ser informado pelo sistema VigiMed, canal oficial para notificação de reações adversas.

Leia também: “Saúde também é tech, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 121 da Revista Oeste

1 comentário
  1. Teo Ferreira Radialista
    Teo Ferreira Radialista

    Minoxidil é a mais pura farsa, já usei e minha barba continua rala

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade