publicidade
Curiosidades

Brasil tem 127 casos suspeitos de intoxicação por metanol

O dado representa aumento nas suspeitas clínicas, enquanto o número de confirmações laboratoriais permanece inalterado

Paraíba - Frasco de Metanol | Foto: Reprodução/Redes sociais
O governo de São Paulo confirmou, até agora, sete mortes por intoxicação por metanol | Foto: Reprodução/Redes sociais

O Brasil apresenta atualmente 127 casos sob investigação de intoxicação por metanol, conforme detalhou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na manhã deste sábado, 4. O dado representa aumento nas suspeitas clínicas, enquanto o número de confirmações laboratoriais permanece inalterado.

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

Receba nossas atualizações

Em coletiva realizada em Teresina, no Piauí, Padilha esclareceu que “não teve aumento de confirmação laboratorial. O que teve foi o aumento de suspeita clínica”, ao anunciar medidas para ampliar a oferta de antídotos contra o metanol. Do total de notificações, 11 confirmações ocorreram em exames de laboratório.

Ampliação do estoque de antídotos contra Metanol

Até agora, 12 Estados já comunicaram ao Ministério da Saúde pelo menos uma ocorrência suspeita de intoxicação por essa substância. O governo federal adquiriu 12 mil ampolas adicionais de etanol farmacêutico, que irão reforçar o estoque estratégico dos hospitais universitários e devem chegar nos próximos dias.

Padilha explicou que “o Ministério da Saúde já tinha adquirido 4,3 mil ampolas do etanol farmacêutico para ter um estoque estratégico para os hospitais universitários”. Além disso, adquiriu “mais 12 mil ampolas no laboratório nacional”.

O governo, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, comprou 2,5 mil tratamentos de Fomepizol, outro antídoto usado em casos de intoxicação por metanol. O carregamento também está previsto para chegar ao país em breve.

Estratégia de distribuição nacional

Com as novas aquisições, o Brasil passará a contar com duas opções de antídotos: o etanol farmacêutico e o Fomepizol. Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a relação de 609 farmácias de manipulação aptas a fabricar o antídoto já foi repassada a Estados e municípios.

Leia também: “Togas fora da lei”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 245 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. JOSE A
    JOSE A

    Ah não 😊, tá realmente preocupado … pede para seu chefe colocar o PCC e CV … como grupo terrorista que ajuda…. Sao os grupos que adulteravam combustiveis,
    Chefiados por PCC e CV, que estão dando destino ao Metanol.. Governo Lixo !

  2. Sergio Dulcini
    Sergio Dulcini

    Ok, mas porque não sabemos onde as bebidas foram compradas já que são casos confirmados?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade