Poderiam ser 50 perguntas. Ou 100. Ou mais. Mas 20 produzem um bom razoável resumo da Ópera dos Fora da Lei. Pode qualquer ministro do Supremo Tribunal Federal…
1) …abrir um inquérito por conta própria para investigar um possível crime ocorrido fora das dependências do STF?
2) …indicar o relator do inquérito que transformara em cúmplice em vez de obedecer à regra que determina o sorteio?
3) …basear-se num vídeo exibido na internet para expedir um mandado de prisão em flagrante?
4) …decretar a prisão de um deputado federal que talvez tivesse cometido crimes contra a honra por ter insultado integrantes do STF?
5) …condenar à prisão um parlamentar contemplado com o indulto individual pelo presidente da República?
6) …conduzir um inquérito ainda não concluído depois de cinco anos?
7) …impedir o acesso aos autos do processo ou ao inquérito dos advogados de defesa dos acusados?
8) …condenar à mesma pena centenas de acusados sem que tenha ocorrido a indispensável individualização de conduta?
9) …desempenhar simultaneamente os papéis de vítima, detetive, delegado, promotor, juiz e carcereiro?
10) …condenar ao uso de tornozeleira prisioneiros liberados da cadeia por falta de provas?
11) …prender alguém sem que o acusado tenha exercido o amplo direito de defesa?
12) …abolir as normas adotadas para que ocorra o devido processo legal?
13) …transferir para o STF o julgamento de acusados sem direito a foro especial?
14) …negar assistência médica a prisioneiros com gravíssimos problemas de saúde?
15) …proibir o Congresso de ouvir o depoimento de acusados libertados por inexistência de provas?
16) …transferir para o acusado o ônus da prova?
17) …recomendar a assessores que recorram à criatividade para a fabricação de provas que incriminem inocentes?
18) …destruir provas que incriminam culpados de estimação?
19) …assassinar impunemente a língua portuguesa?
20) …brincar de ditador togado quando lhe der na telha?
A resposta é um vigoroso NÃO para as 20 questões. Mas tais obscenidades se tornaram rotineiras no tribunal dominado pela regência trina composta por Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes — que opera em sintonia com Dias Toffoli, especialista em soltura de bandidos irrecuperáveis e restituição de dinheiro roubado aos gatunos de fina linhagem. Nunca a Corte foi tão insolente, atrevida e temerária. Mas eles acham pouco. Tanto assim que os limites da arrogância foram novamente expandidos neste 27 de novembro, durante a sessão que começou a debater o que o Supremo batizou de “regulação das redes sociais”.
Enquanto o advogado do Facebook escancarava, com argumentos sólidos e linguagem sóbria, os perigos que rondam a liberdade de opinião e o direito à informação no mundo digital, Moraes fingiu ignorá-lo: olhos grudados na tela do laptop, o Supremo Inquisidor seguiu desferindo socos na gramática e na ortografia usando o teclado como arma. Minutos mais tarde, o presidente Barroso ressalvou aos representantes das empresas ameaçadas que aquilo não se tratava de um interrogatório. “O senhor fique tranquilo, que não é uma inquirição”, acabara de dizer Barroso quando se ouviu o aparte grosseiro: “Ainda…”, avisou Moraes. Barroso deveria mostrar de alguma forma que não endossava o deboche autoritário. Em vez disso, gargalhou.
Leia também “Cadáver na praça”
Bandidos com toga. Bandido bom, é bandido morto.
Nunes parabéns
A Ditadura da farda não chegou a tal nível de deboche. Os togados perderam todo o pudor.
são todos delinquentes contumazes.
STF pode ser resignificada para “Somos Todos Farsantes”.
estamos vivendo uma verdadeira ditadura da toga onde não existem mais Ministério Público, Delegacia de Polícia, Juiz de primeira instância nem desembargadores de tribunais superiores em quaisquer processos normais.
o “sinistro’ do STF é o investigador, é o delegado de polícia, é o promotor público de justiça, é o juiz de 1º de 2º e até do STJ e é finalmente quem acusa, defende e condena, sem dar, sequer, o direito a ampla defesa.
pobre e podre Brasil.
O BRASIL DEFINITIVAMENTE É UM PAIS DE FROUXOS !!! DAÍ O SUPER PODER DE ALEXANDRE ( FIGURA DESUMANA ) QUE NADA FUNDOU, APENAS AFUNDOU A CREDIBILIDADE DO STF, REDUZINDI-A A PÓ. LEMBRA-TE STF QUE A TUA CREDIBILIDADE É PÓ E DESTARTE CONTINUARÁ !!!
Conhecimento jurídico sem a moral adequada é um problema.
,,,,,,,, mamma mia ! a que ponto chegamos…….. nem com Getúlio e os Governos Militares chegamos a tanto. Até quando ?
ÁS FAVAS OS ESCRÚPULOS DE CONSCIÊNCIA ….. Provando que a estória se repete na tragédia nossa incomensurável suprema corte repete Jarbas Passarinho quando realmente começou a ditadura no final de 1968 com o AI-5 … o triunviato ditador do país dos macunaímas idiotas sem cidadania vem se repetir os últimos movimentos em que criminosos empoderados impõem à nação os últimos movimentos para a implantação e da ditadura bolivariana comuNAZIsta que não demora, a manezada vai comemorar enchendo o rabo de picanha, os chineses não vão gostar e vamos ter de aprender a comer churrasco de acém durinho com o falo implacável dos ditadores.
Volto a repetir um velho ditado popular: TODO FIM DE PAVÃO É ESPANADOR!
Embora nesse caso tal afirmação seja meio difícil em fazer o comparativo, por motivos óbvios.
De togados a tocados , um jota , de juiz
Como chegamos a essa situação?
… chegamos a isto através das urnas “indevassáveis” do dr. Verboso, aquele do PERDEU MANÉ e ELEIÇÃO NÃO SE GANHA, SE TOMA … se o idiota do Bolzo dissesse isto já teria sido fuzilado já que a faca não serviu.
O pior é saber que nada ou quase nada pode ser feito. O quase nada refere-se a assustadora condição de que apenas uma pessoa pode fazer algo. É muito poder na mão de 15 ou 20 pessoas. Qdo chegamos a esse ponto, podemos terá certeza que já estamos em uma ditadura.
O pior é saber que nada ou quase nada pode ser feito. O quase nada refere-se a assustadora condição de que apenas uma pessoa pode fazer algo. É muito poder na mão de 15 ou 20 pessoas. Qdo chegamos a esse ponto, podemos terá certeza que já estamos em uma ditadura.
Augusto. Eu, como pessoa que já vivi muitas coisas neste país nunca vi tanta idiotice junta no governo O Luladrão não seria aprovado nem em exame para ingresso no curso primário, do meu tempo. As coisas que acontecem hoje me fazem recordar um, também jornalista do seu tempo, Sérgio Porto que publicava sob o pseudonimo de Stanistaw Ponte Preta, o seu FEBEAPA (festival de besteiras que assola o país). Estamos vendo, por tudo o que tem acontecido, que o Stanislaw Ponte Preta que acho que publicou dois volumes em 1967 e 1968, se não me engano, teria uma fonte inesgotável nestes anos desde 2022 para publicar pelo menos uns 5 volumes por ano.
Guilherme /
Enquanto nos indignamos (comentaristas), os donos do país comemoram núpcias, em grande estilo, no Maranhão. Precisamos muito mais ação do que opinião, a exemplo do mestre Alexandre.
Essa corte é um escárnio, é nojenta, abjeta, promiscua…
O ministro é grotesco. Brutamontes. Um valentão, enquanto está junto com sua turma. O outro, o presidente, gosta de posar de elegante. Na fímbria da toga ocorre o perdeu mané e o riso mal educado numa sessão da corte. Inicivilizado.
Revisão por não conseguir editar. Tirada uma vírgula e um i.
Excrescências.
Tode ministre de supreme é filhe de pute.
Graças a um Senado, dominado pela esquerda, apático e desinteressado, nem mesmo na época dos porões escuros dos regimes militares se viu tantos ataques à liberdade de expressão e aos nossos direitos. Armando Ribeiro Falcão, ministro da Justiça na época, era amador perto do que vemos agora.
Augusto excelente, entreviste FHC & companheiros que fizeram o “L” para sabermos o que pensam sobre teus artigos, para que os conheçamos melhor. Lembrar que fui tucano e admirei esses inúteis.
São juízes togados ou juízes verdugos ?
como?
A sensação que se tem é a de estar assistindo a uma peça de teatro mabembe, com atores canastrões que se divertem com a irritação da platéia. E, pior ainda, é saber que, de tão empoeirados, essa gente nem precisa mais fingir que está “defendendo a Democracia e o Estado Democrático de Direito” contra o “Golpe” e o resto da papagaiada que repetem até enjoar. Parecem estar se divertindo à larga com o exercício do Poder Absoluto e Inconteste. Afinal foi para isso que trabalharam tanto, desde 2019, como confessa o Grande Inquisitor em sua prolixissima acusação aos presumidos golpistas antidemocrático do 8/1. O Inquérito do Fim do Mundo já previa o Golpe que nem o pessoal do Minority Report sabia que seria dado, ou quase dado, ou planejado para ser quase dado, sabe-se lá.
E viva o Congresso Nacional, que atualmente tem tanta serventia quanto as reuniões do G20 ou do COP-30, deixando aberto o caminho para o L-26 e para sempre.
O ex advogado do PCC é autoridade máxima também sobre os outros togados
O ex advogado do PCC é autoridade máxima também sobre os outros togados
Triste realidade, onde vamos parar?
Pobre país com essa justiça parcial
Pobre país com essa justiça parcial
Eles acham que tem o apoio da população, porque vivem encastelados no oásis de Brasília, envoltos a bajuladores.
Um escárnio realmente.
Pois é, se a escrita já está errada,imaginem o que vem depois.Obrigada pelo artigo Augusto Nunes.
Só uma palavra: vergonha!
Só uma palavra: vergonha!
Realmente existe alguma esperança de se ver o Brasil resgatado dessa horda bárbara que domina os poderes da República sem qualquer resquício de pudor, compaixão ou humanidade, onde o saque aos cofres públicos está liberado para os confrades e onde a oposição vai sendo gradativamente calada e amordaçada?
Realmente, Augusto Nunes, poderiam ser mais de 100 perguntas e todas com a resposta NÃO. Eu destaco a pergunta sobre as multas impagáveis de 100 mil reais por hora por descumprimento e aquela de 22 milhões de reais.
Esses caras carnavalizaram o Supremo Tribunal Federal. Portanto, não usam mais togas: usam abadás.
Esses bandidos que estão aí nesse STF eram pra estar todos presos. Eu quero saber se a população brasileira vai aguentaria esses ladrões achando que estão num país de 220 milhões de pessoas cegas, surdas e mudas e não é só esse STF, é 450 parlamentares, e o STJ, o TSE, o MP, OAB e Instâncias inferiores e o executivo, todos iguaiszinhos aos que estão nos presídios, só que estão soltos e prendendo, torturando e matando cidadãos honestos e até autoridades. São os Sadans, os Ceaucescos, os Kadaffs brasileiros. Só chamando Bukele pra administrar essa corja de ladrões bandidos comunistas terroristas genocidas narcotraficantes
Mestre Augusto perfeito. Cínicos, debochados e arrogantes, jamais deveriam estar na Suprema Corte. Falta decência e imparcialidade, seres desprezíveis.
Democracia no Brasil só depois que forem expulso pelo senado, o triunvirato que lá se instalou. E pra isso pra que isso aconteça passa pelo impedimento do frouxo pacheco ( minúsculo mesmo).
O excelente Augusto Nunes não encontra dificuldades para expor em um breve artigo, tudo o que de reprovável se faz naquele local. Ali, há um crucifixo. Os que lá labutam concluíram que símbolos religiosos podem permanecer em instituições públicas.. Mas, enquanto o crucifixo que está em lugares decentes simboliza o sacrifício de Cristo para o perdão da humanidade, o que está ali tem outro significado; está ali para lembrar a todos que, se até Cristo, o justo dos justos, foi crucificado injustamente, qualquer cidadão de bem também pode ser.
São pessoas q não deveriam estar numa Suprema Corte. Não existe caráter, justiça e decência!!
Debocham e tratam a população como seres desprezíveis.
Eles são Deuses!
.
Esta esculhambação destes deuses debochados e donos dos poderes da república brasileira acabar-se-âo, no dia em que a maioria da nação se conscientizar que nossa Constituição Federal estabelece que “TODO O PODER EMANA DO POVO, E EM SEU NOME DEVERÁ SER EXERCIDO”, e pararem o BRASIL pra mudar o rumo desta nação brasileira. O BRASIL é do POVO, e não de quem pensa e age contra a nação e o povo, pois foi e será sempre o POVO quem os coloca nos poderes direta ou indiretamente. Saibam disto senhores. POVO brasileiro, ACORDEM! Se MANIFESTEM enquanto é tempo!
O que esperar dessa corja de fantasiados de juízes?
O permanente sorriso irônico e boçal e os trejeitos do Barroso, o escárnio e pretensão do Amoral, a pretensa sofisticação empoada das falas (ou ladainhas) do Gilmar Mentes, as safadezas do Toffoli em suas decisões monocráticas para livrar seus amigos (certamente pura trambicagem) , tudo isso é uma demonstração cabal do nível do atual STF. Não prestam. E são os onze, pois estão todos coniventes com essa bandalheira. E “ficam bravos” com as críticas. O que esses imbecis esperam que se pense deles, além de que são exatamente os velhacos (no pior sentido) que demostram ser?
O mais absurdo, com relação aos atos e falas do Ministro “Chefe” do STF, Alexandre de Moraes, é constatarmos, perplexos, a total inatividade, submissão, o escárnio, entre os pares togados! Igualmente doloroso também, é o silêncio que torna-se mais “ensurdecedor”, que o mais alto dos gritos terrificantes, dos mais perversos torturadores da idade média ou, daqueles outros da “SS” nazista na Segunda Grande Guerra Mundial! O ministro Barroso, ao sorrir após a manifestação inapropriada de Moraes, manda um triste recado para o Brasil, corroborando o que já sabemos ou seja, a de que eles (STF), governam o Brasil e, pior, têm o legislativo, na sua maioria e o executivo, nas mãos e, a condução do “descondenado” ao poder, que se iniciou exatamente e de caso pensado, quando o meliante foi solto e, este era o preço ou a condição, a serem pagos, pelos poderes (leiam-se presidente da república, congressistas, judiciário (inclua-se a OAB), partidos políticos, empresários afins etc.) ao STF, já “maltrapilho” e corrompido por seus integrantes, que apenas aguardavam a “virada” em 2022 (não com a eleição mas, a condução do Presidente Lula, ao poder novamente!), para executarem o “tiro de misericórdia” na já moribunda Constituição Federal, sequestrada pelos Ministros algozes do STF, lamentavelmente!
Augusto Nunes foi didático com um artigo onde o recurso do emprego de perguntas penetra na alma do arbítrio. Destaco uma delas, que atinge o homem que atribuiu a si o poder absoluto: (…) Pode qualquer ministro do Supremo Tribunal Federal… ‘desempenhar simultaneamente os papéis de vítima, detetive, delegado, promotor, juiz e carcereiro’. Vou repetir as atributos que Moraes se vale ao colocar a toga sobre os ombros: VÍTIMA, DETETIVE, DELEGADO, PROMOTOR, JUIZ E CARCEREIRO. Ou seja, pode tudo! Pode tudo até quando?