O apagão mundial que paralisou aeroportos, bancos e telecomunicações também está afetando as ações das empresas de tecnologia Crowdstrike e Microsoft, responsáveis pela falha, no pregão desta sexta-feira, 19.
Por volta das 11h, os papéis da Microsoft caíam 0,60%, e os da CrowdStrike despencavam 9,63% na Nasdaq. Mais cedo, no pré-mercado, as quedas chegavam a 2,06% e 14,56%, respectivamente.
A Microsoft afirmou que a causa do apagão global foi encontrada e consertada. No entanto, 365 aplicativos da companhia ainda sofrem os impactos da falha.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
A empresa emitiu um comunicado no qual informou que todos seus serviços foram afetados depois de uma falha no sistema da Azure, sua plataforma de computação em nuvem.
A Azure utiliza uma ferramenta de segurança chamada Falcon, da empresa de cibersegurança CrowdStrike, capaz de detectar e monitorar invasões por hackers. Uma falha nesse sistema é o que teria provocado o apagão mundial.
O CEO da CrowdStrike, George Kurz, disse que o problema ocorreu devido a um “defeito na atualização de conteúdo” da Falcon, e não por conta de um ataque cibernético. A falha ocorreu em uma atualização para servidores Windows.
Leia também: “Apagão provoca cancelamento de 1,4 mil voos no mundo”
“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com seus clientes impactados por um defeito encontrado numa única atualização para servidores Windows”, escreveu Kurz, em uma rede social.
“Servidores Mac e Linux não foram afetados”, acrescentou. “Isto não foi um incidente de segurança nem um ciberataque. O problema foi identificado, isolado, e o processo para consertá-lo está em andamento.”
Apagão pode cancelar voos no Brasil
O apagão cibernético pode provocar atrasos pontuais na operação aérea do Brasil nesta sexta-feira.
Leia também: “Apagão global suspende voos, afeta bancos e telecomunicações“
A companhia aérea Latam informou que a operação pode ser afetada pela falha global no sistema da Microsoft. Segundo a empresa, o imprevisto pode gerar atrasos em alguns voos. No entanto, até o momento, não há registro de impactos na operação.
“O Grupo Latam lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros”, completa a nota enviada à imprensa.
A Azul Linhas Aéreas também confirmou que alguns voos podem sofrer atrasos, “devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”.
Leia também: “Lula já autorizou compra da Gol pela Azul”
A empresa orienta os passageiros com voos agendados para esta sexta-feira a chegarem com antecedência aos aeroportos e procurarem o balcão de atendimento da companhia. O aviso foi direcionado especialmente para os clientes que ainda não realizaram o check-in.
Em comunicado, a Azul lamenta eventuais transtornos causados ao clientes.
A GOL Linhas Aéreas informou que as operações e os sistemas não sofreram impactos do apagão cibernético até o momento.