publicidade
Mundo

Apagão provoca cancelamento de 1,4 mil voos no mundo

Problema que gerou falha mundial já foi identificado e corrigido

Apesar de apagão, pousos e decolagens funcionam normalmente no Brasil | Foto: Reprodução/Redes sociais
Apoiadas pela Câmara, aéreas que operam no Brasil poderão usar financiamento para ampliar frota e melhorar serviços de manutenção, diz governo | Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma apagão global de sistemas cibernéticos provocou transtornos nesta sexta-feira, 19, e afetou companhias aéreas, empresas ferroviárias e de telecomunicações.

Segundo a empresa de análise de aviação Cirium, até agora, cerca de 1,4 mil voos foram cancelados.

Receba nossas atualizações

Nos Estados Unidos, as companhias aéreas Delta, United e American Airlines suspenderam voos devido a “problemas de comunicação”, informou a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A Cirium registrou 512 voos cancelados nos Estados Unidos, 92 na Alemanha, 56 na Índia, 45 na Itália e 21 no Canadá.

A Ryanair, maior empresa aérea da Europa, pediu aos passageiros que cheguem aos aeroportos com três horas de antecedência.

“Potenciais perturbações em toda a rede (sexta-feira, 19 de julho) devido a uma interrupção global do sistema de terceiros…”, escreveu a Ryanair em seu site oficial. “Aconselhamos os passageiros a chegarem ao aeroporto três horas antes de seu voo para evitar quaisquer transtornos.”

Leia também: “Apagão global suspende voos, afeta bancos e telecomunicações

O repórter da rede britânica BBC Joshua Nevett relatou que o check-in no Aeroporto de Luton, em Londres, estava sendo feito manualmente.

“É evidente que os sistemas informáticos da companhia aérea ainda não funcionam”, afirmou Nevett. “Ao passar pelo portão, meu nome foi riscado em uma lista. Papel e canetas na era da IA.”

A Turkish Airlines cancelou 84 voos devido a falhas nas telecomunicações. A AJet, subsidiária de baixo custo, enfrentou problemas com emissão de bilhetes e reservas.

Leia também: “Lula já autorizou compra da Gol pela Azul”

Aeroportos em Berlim, Amsterdã, Hong Kong e Espanha também foram afetados, enquanto Zurique suspendeu pousos. Os aeroportos de Pequim não sofreram impacto, conforme a mídia estatal chinesa.

Companhias aéreas do Brasil se pronunciam sobre apagão

No Brasil, a companhia aérea Latam informou que a operação pode ser afetada pela falha global no sistema da Microsoft. Segundo a empresa, o imprevisto pode gerar atrasos em alguns voos. No entanto, até o momento, não há registro de impactos na operação.

“O Grupo Latam lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros”, completa a nota enviada à imprensa.

A Azul Linhas Aéreas também confirmou que alguns voos podem sofrer atrasos, “devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”.

Leia também: “Ataque com drone atinge Tel-Aviv; Houthi assume autoria”

A empresa orienta os passageiros com voos agendados para esta sexta-feira a chegarem com antecedência aos aeroportos e procurarem o balcão de atendimento da companhia. O aviso foi direcionado especialmente para os clientes que ainda não realizaram o check-in.

Em comunicado, a Azul lamenta eventuais transtornos causados ao clientes.

A GOL Linhas Aéreas informou que as operações e sistemas não sofreram impactos do apagão cibernético até o momento.

Leia também: “Microsoft diz que encontrou e corrigiu motivo do apagão”

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), informou que o apagão não afetou operações nos aeroportos brasileiros.

Nas redes sociais, Costa Filho disse que, “até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros”.

“Vamos continuar monitorando ao lado da @oficial_Anac para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, escreveu.

Outros setores também foram afetados

Além das companhias aéreas, hospitais na Holanda, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico foram prejudicados.

O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, disse que o problema foi identificado e está sendo corrigido.

“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por uma falha em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows (…) não é um incidente de segurança nem um ataque cibernético”, anunciou nas redes sociais. “O problema foi identificado, isolado, e uma correção foi aplicada.”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.