publicidade
Economia

Alckmin confirma aumento de etanol na gasolina

Governo pretende elevar mistura obrigatória de 30% para 32% em reunião marcada para quarta-feira, 24

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que esteve em São Paulo nesta segunda-feira, 4 | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin, que esteve em São Paulo nesta segunda-feira, 4 | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou neste sábado, 20, que o governo vai aprovar o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 30% para 32%.

A medida depende de deliberação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), mas Alckmin antecipou o resultado da votação durante a inauguração da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, em Dom Aquino (MT).

Receba nossas atualizações

A expectativa, segundo o governo, é que a produção nacional de etanol cresça em 4 bilhões de litros neste ano | Foto: Senivpetro/Freepik
Segundo Alckmin, a nova composição também pode provocar queda nos preços ao consumidor | Foto: Senivpetro/Freepik

“Na próxima quarta-feira, o CNPE aprovará 32% para a mistura de etanol na gasolina”, afirmou.

O governo defende que a mudança reduzirá a dependência brasileira da importação de gasolina. Segundo Alckmin, a nova composição também pode provocar queda nos preços ao consumidor.

O aumento da mistura já recebeu apoio público do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministério de Minas e Energia.

Mudança pode reduzir importações

A análise da proposta sofreu sucessivos adiamentos. O tema estava previsto para entrar na pauta do CNPE em maio, mas o governo cancelou duas reuniões consecutivas antes de retomar a discussão.

Leia também: “Governo libera R$ 8 bilhões para o setor aéreo

Nos últimos meses, representantes do setor de biocombustíveis ampliaram a pressão pela aprovação da medida. O grupo argumenta que o país precisa reduzir a dependência de combustíveis importados em momentos de instabilidade internacional.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a elevação da mistura pode reduzir em cerca de 450 milhões de litros as importações de gasolina pelo Brasil.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    É A VERDADEIRA SENTENÇA DE MORTE PRA TODOS OS CARROS ANTERIORES A 2010….
    O PICOLÉ DE CHUCHU É O MAIOR EXEMPLO DE DUAS CARAS QUE ESSE PAÍS JÁ VIU…

  2. Carlos Soares
    Carlos Soares

    E quanto aos veículos a gasolina, que não são “flex” (sim, ainda existem e não são poucos)?
    A mesma solução que esse (10)governo aplica a casos que necessitam providências específicas: danem-se.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade