publicidade
Economia

Americanas rechaça perícia da Kroll em processo movido pelo Bradesco

Consultora foi contratada pelo banco para produzir parecer no âmbito de outra ação judicial

Americanas Kroll Bradesco
Varejista está em intensa disputa com ex-CEO. por fraude contábil de mais de R$ 24 bilhões | Foto: Reprodução/Lojas Americanas

Na noite da terça-feira 12, a Americanas protocolou um pedido de suspeição da Kroll como perita contábil e financeira no processo de antecipação de provas movido pelo Bradesco contra a varejista.

De acordo com a petição, a isenção de ânimo e a imparcialidade da consultora estão sob suspeita. Isso porque sua contratação ocorreu pelos patronos do Bradesco, através do escritório Warde Advogados — que também atua no caso das Americanas.

Receba nossas atualizações

Esteja atualizado: “Lira prorroga CPI’s das Americanas e das Apostas”

A varejista alega que a Kroll teria sido contratada para emitir um parecer que serviu para embasar ação contra o Itaú BBA.

A Americanas chama a atenção ainda para o fato de que a Kroll foi nomeada perita apenas um dia antes de o Bradesco ajuizar a tal ação mencionada.

Fique por dentro: “Congresso do México exibe supostos corpos de extraterrestres”

A defesa da Americanas adiciona que “nada disse foi revelado, de boa-fé, pela empresa nomeada”.

Não se sabe, portanto, se a Kroll continua auxiliando o escritório Warde Advogados na disputa judicial do Bradesco contra o Itaú, uma vez que o processo tramita em segredo de justiça.

Além da atuação simultânea da Kroll, a Americanas assinala a participação dos mesmos sujeitos nos dois casos emblemáticos:

Tanto na ação contra o Itaú quanto na ação contra a Americanas, assinam a petição inicial os advogados Walfrido Jorge Warde Junior e José Luiz Bayeux Neto.

Na Kroll, o responsável por coordenar o parecer contra o Itaú e capitanear a perícia da Americanas é o Doutor Enéas Moreira.

Leia também: “Moraes vota para condenar primeiro réu do 8 de janeiro

A Americanas alega a possibilidade de que a Kroll mantenha outras parcerias com o Warde Advogados, ou mesmo com o Bradesco, que permanecem desconhecidas.

Os advogados da varejista ainda relatam que, numa reunião realizada em 29 de agosto deste ano, ao término das perguntas promovidas pelo expert da Kroll, o assistente-técnico do Bradesco assinalou que havia combinado de questionar os colaboradores da Americanas, numa clara manifestação de que o perito estava acordado com uma das partes.

Americanas Kroll Bradesco
Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, acionistas referência da empresa | Foto: Reprodução/Sonho Grande

O que a Americanas solicitou na petição

A Americanas solicita que a Kroll seja intimada para esclarecer se foi efetivamente contratada por credores do Grupo Americanas, com indicação de quais seriam os respectivos credores e qual o escopo da contração. Pede, ainda, a imediata suspensão do feito e da perícia até que esta situação esteja esclarecida.

Na petição, requere que o juiz determine a manifestação do Bradesco e de seus patronos para que informem se já tiveram qualquer parceria com a Kroll, contratação ou quaisquer relações comerciais nos últimos dez anos e, em caso afirmativo, indicando quando e em quais casos.

Saiba mais: “Guerra: Ucrânia faz maior ataque de mísseis contra base naval da Rússia”

Requisita a manutenção da suspeição, independentemente do resultado da averiguação que solicita, com a nomeação de outro perito de confiança que detenha conhecimento técnico para produção de provas periciais forense e contábil.

E que o acesso da Kroll aos documentos sensíveis e confidenciáveis, como as comunicações eletrônicas de diversos colaboradores do Grupo Americanas, seja bloqueado. Isso deve durar até que haja definição sua imparcialidade para atuação no processo.

Mantenha-se informado: “CPI do MST consegue prorrogar trabalhos por mais uma semana”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.