A Americanas anunciou s suspensão do processo de market sounding (divulgação de potenciais interessados) do Hortifruti Natural da Terra (HNT). A decisão foi tornada pública na segunda-feira 6.
De acordo com a companhia, a decisão de não tentar vender a Natural da Terra faz parte da estratégia para “manter os times da Americanas e do HNT focados nas respectivas operações”.
Segundo a empresa, os esforços no momento estão na fiscalização das demonstrações financeiras de 2021 e 2022. Além disso, a companhia atua para a aprovação do plano de recuperação judicial (PRJ).
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Em comunicado, a Americanas informou que suspendeu o processo devido a “informações confidenciais e especulações sobre o processo de market sounding do Hortifruti Natural da Terra” que foram divulgadas pela imprensa. Para a empresa, esse vazamento “afeta o processo e a gestão diária dos negócios”.
A Americanas ainda afirmou que está em discussões com um potencial interessado em adquirir a HNT para formalizar o período de exclusividade previamente negociado. A companhia confirmou, em 2 de novembro, que analisava uma proposta, mas não divulgou o potencial comprador.
Leia também: “Americanas toma R$ 500 milhões de empréstimo de trio de sócios”
O Hortifruti Natural da Terra foi comprado pela varejista por R$ 2,1 bilhões, em 2021
Não há planos de retomar processos a curto prazo
A Americanas divulgou, ainda no comunicado, que não possui uma data para retomar os processos de market sounding relacionados à HNT. De acordo com a varejista, não há planos para curto prazo nesse sentido.
“Apesar de serem parte relevante do PRJ em discussão com credores, as alienações só fazem sentido dentro de determinados parâmetros”, informa a empresa. “Principalmente de preço, mas também de condições de mercado, competição por recursos internos, gestão dos times, entre outros. A Americanas seguirá monitorando esses parâmetros para verificar a conveniência de retomar tais processos no futuro.”
Leia mais: “Americanas fecha quase cem lojas e é alvo de ações de despejo”