Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 6, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram produzidos no Brasil 206 mil carros, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus em novembro, o que representa um aumento de mais de 15% na comparação com o mês anterior.
Já em relação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 13,5%.
Ainda de acordo com a Anfavea, os caminhões registraram uma expansão significativa na produção em novembro (alta de 23,5%). O segmento de ônibus, por sua vez, recuou 7,2%, ainda sob os efeitos da pandemia de covid-19.
Relacionadas
O setor de carros e veículos comerciais leves caiu 15,5%. O segmento exige um volume maior de componentes, como semicondutores, que seguem escassos na indústria mundial desde o fim do ano passado.
Em relação às vendas, houve um avanço de 6,5% em novembro, para quase 173 mil veículos. Entretanto, na comparação com o mesmo período de 2020, o recuo foi de 23%.
Em nota, a Anfavea avalia que o resultado ficou “muito aquém para um mês historicamente aquecido”.
No mês passado, a exportação de veículos montados registrou uma retração de 6% em relação a outubro e de 36,3% na comparação com novembro do ano passado (para pouco mais de 28 mil unidades).
O nível de emprego se manteve estável, com 102,6 mil postos de trabalho ocupados (crescimento de 1% sobre novembro de 2020).