A mais recente previsão do Banco Central estima que a economia Brasileira cresça 2,7% em 2022. A instituição divulgou a nova prévia para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do país nesta quinta-feira, 29.
O Banco Central publicou a nova previsão no Relatório Trimestral de Inflação. Anteriormente, o documento estimava que o crescimento da economia chegaria a 1,7% neste ano. Ou seja: a elevação foi de 1 ponto porcentual.
“A evolução dos indicadores mensais e o efeito esperado dos estímulos fiscais recentemente aprovados também sugerem que o terceiro trimestre deve ser mais positivo do que o esperado anteriormente”, informa o documento. “Essas surpresas se refletem em nova revisão positiva para a projeção de crescimento do PIB de 2022, que passou de 1,4% para 2,7% entre analistas de mercado e de 1,7% para 2,7% na projeção do Banco Central.”
O número apresentado na nova previsão está próximo da estimativa publicada no Relatório Focus da última segunda-feira, 21. De acordo com o documento elaborado pelo mesmo banco, o PIB do Brasil deve crescer 2,67%.
A nova previsão do Banco Central para o crescimento da economia do Brasil se aproxima da expectativa da UBS, um dos maiores bancos internacionais de investimentos. A instituição estrangeira projeta que o PIB brasileiro aumente 2,8% em 2022.
Paulo Guedes, Ministro da Economia, acredita em números ainda melhores. Segundo o Economista, o crescimento do Brasil pode chegar a 3% em 2022. “Se não fizer nada daqui até o fim do ano, já cresceu 2,6%”, afirmou ele na primeira quinzena de setembro, referindo-se ao PIB. “Pode chegar a 3%.”
Além disso, em entrevista ao Flow Podcast concedida na terça-feira 27, o ministro disse que o país deve crescer mais que a China. De acordo com Paulo Guedes, é a primeira vez que isso ocorre em 42 anos.
Banco Central prevê mais crescimento da economia e menos inflação
No documento publicado hoje, O Banco Central também revisou a prévia da inflação. Ao contrário da previsão para o crescimento do PIB, que trouxe números maiores, a nova projeção para o fechamento do Índice de Preços ao Consumidor de 2022 caiu de 8,8% para 5,8% — a estimativa também está próxima das projeções do Relatório Focus.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.