Relatório Focus reduz prévia da inflação e aumenta expectativa para o PIB

Documento foi emitido pelo Banco Central
-Publicidade-
Instituição faz o cálculo com as expectativas do mercado
Instituição faz o cálculo com as expectativas do mercado | Foto: Divulgação/Agência Brasil

Pela 13ª semana seguida, o Relatório Focus do Banco Central reduziu a projeção para a inflação e aumentou a expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil (PIB) em 2022. A autoridade monetária publicou o documento nesta segunda-feira, 26.

A projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo agora é de 5,88%. Uma semana atrás, a estimativa para o indicador estava em 6,88%. Já a prévia para o crescimento do PIB agora está em 2,67% — no relatório anterior, ele era estimado em 2,65%.

Além disso, há 12 semanas, o mercado estimava que o PIB cresceria 1,51% e o IPCA, 7,96%. Ou seja: nesse intervalo, a previsão para o aumento da inflação reduziu 2,08 ponto porcentual; para o desempenho econômico, aumentou 1,16 ponto porcentual.

-Publicidade-

De acordo com o Banco Central, o Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Publicado toda segunda-feira, o documento traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, e não do banco.

Leia também: “A economia desmente os pessimistas”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 116 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.