O Banco Pan confirmou nesta sexta-feira, 15, ter detectado uma “fragilidade” na plataforma de seu fornecedor de tecnologia, utilizada na central de atendimento a clientes. Isso permitiu o vazamento de informações dos usuários.
Segundo a instituição financeira, houve cópia não autorizada de dados cadastrais, de limite disponível e de saldo devedor. O Pan salientou, contudo, que não foram expostos dados completos de cartão, senhas ou qualquer dado que incorra em risco financeiro direto para os clientes. Em resumo, não houve comprometimento das contas-correntes nem indisponibilidade de sistema.
Relacionadas
Para lidar com a situação, o Pan ativou os protocolos de segurança. A empresa de software foi notificada e prometeu “imediata correção da vulnerabilidade”. A instituição financeira também contratou uma consultoria especializada e independente, a fim de realizar uma análise completa do caso.
O número de pessoas afetadas não foi informado. Atualmente, a instituição financeira possui cerca de 17 milhões de clientes ativos. “Reforçamos que a segurança das informações é nossa prioridade, e todas as autoridades competentes foram notificadas”, ressaltou o Pan, em nota.
De acordo com o portal Tecmundo, os invasores dizem ter obtido dados de 22 milhões de contas. A conta não fecha, portanto.
Leia também: “O desastre dos vazamentos de dados”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 48 da Revista Oeste