O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou R$ 20 bilhões em recursos para investimentos em inovação no país. O presidente da instituição, Aloizio Mercadante, fez o anúncio do subsídio nesta quinta-feira, 25, durante um evento para empresários da indústria, realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Segundo Mercadante, são R$ 20 bilhões a serem emprestados pelo BNDES nos próximos quatro anos com juros de 1,7% ao ano, com dois anos de carência e prazo de 10 anos para pagamento.
“Subsídio quando é transparente, direcionado para setores estratégicos é indispensável”, disse. “No pós-pandemia e para enfrentar a competitividade dos países asiáticos é indispensável. Vai ter dinheiro barato para quem quiser inovar.”
Defesa do agronegócio
Em contraste com as recentes posições críticas do presidente Lula ao agronegócio, Mercadante ainda afirmou que o BNDES tem um olhar para o setor. Maior parte do agro age de forma competitiva, segundo ele.
“O BNDES fez alguns movimentos para apoiar o agro brasileiro, é um setor moderno e extremamente competitivo, mas é financiado por subsídios importantes e com uma bancada combativa”, argumentou. “Tem uma parte da agricultura predatória a combater, mas a grande maioria é competitiva e estamos financiando.”
SIm. Dinheiro do povo, via BNDES, pra financiar a indústria, que, de certo modo, vai gerar emprego para os povão.
Não é a melhor coisa do mundo, mas é melhor que dar a peronista irresponsável.