O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) vai investir R$ 1,62 bilhão para a criação de 10 parques eólicos no Nordeste. A iniciativa vai ser colocada em ação pela VTRM Energia Participações S.A. — associação econômica criada em 2017 entre a Votorantim Energia e o fundo canadense CPP Investments.
Os parques vão ter 409,20 megawatt de capacidade instalada e ficarão no Piauí, nos municípios de Betânia do Piauí, Curral Novo do Piauí e Paulistana, e também em duas cidades de Pernambuco: Araripina e Ouricuri.
Leia mais: “BNDES avança para efetivar a capitalização da Eletrobras”
Cada complexo vai se conectar ao Sistema Interligado Nacional por meio de uma linha de transmissão até a subestação Curral Novo do Piauí II, que já está funcionando. Segundo o BNDES, somente complexos eólicos Ventos do Piauí II e III vão gerar energia para atender 800 mil residências.
A ação faz parte do Plano Nacional de Energia 2030, que pretende aumentar as fontes de produção sustentável pelos próximos 10 anos. A previsão de início das operações comerciais é em 2022 e, segundo o banco, o desenvolvimento do projeto criará mais de mil empregos para a população local.
Leia também: “Destruição de Israel é adiada por falta de luz”