Ainda assim, mercado brasileiro ganhou quase 299 mil novos investidores no último mês
Não só de más notícias vive a Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Apesar de ter tido seu pior mês desde 1998, com queda de 29,9%, o balcão brasileiro também captou quase 299 mil novos investidores durante o período.
Desde janeiro, o cenário vinha ruim e os resultados acumulados até agora demonstram isso: a bolsa caiu 31,83% desde o começo do ano, muito disso devido à crise do coronavírus. Então, por que tanta gente resolveu apostar em ações agora?
Primeiro porque com a taxa básica de juros do País no nível mais baixo já visto na História – 3,75% – investir em renda fixa, como em poupança ou Tesouro Direto deixou de ser atrativo: os rendimentos ficam abaixo da inflação e perde-se dinheiro.
Depois porque, com todos os problemas decorrentes da pandemia, muitas ações de empresas de renome perderam valor rapidamente e ficaram acessíveis. Assim, muita gente decidiu tomar coragem e apostar em ações, fazendo o mercado brasileiro chegar ao inédito número de 2,27 milhões de pessoas. A dica é diversificar a carteira e escolher companhias que tenham longo prazo de vida pós-pandemia.