Presidente informou que 80 mil toneladas extras serão beneficiadas pelo Nordeste e fazem parte de acordo com o país
O presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter para informar que o Brasil terá uma cota adicional de 80 mil toneladas para exportar açúcar aos norte-americanos, como contrapartida a recentes negociações entre os dois países que envolveram a extensão de uma cota para importação de etanol livre de taxa, o que beneficia os Estados Unidos.
Dessa forma, a cota para o açúcar brasileiro no país passa de 230 mil para 310 mil toneladas e, por lei, beneficiará exclusivamente os produtores do Nordeste, segundo a postagem.
3- A quota para o açúcar brasileiro nos EUA passa de 230 para 310 mil toneladas e, por lei, beneficiará exclusivamente os produtores do Nordeste.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 21, 2020
Em 11 de setembro, o governo brasileiro estendeu por três meses a cota de importação de etanol com tarifa zerada, em sinalização para abrir negociação visando a melhores condições para a exportação de açúcar brasileiro para os Estados Unidos.
Depois da medida, o país de Donald Trump poderá enviar mais 187 milhões de litros do combustível ao Brasil sem o pagamento das taxas de importação.