O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o governo brasileiro deve “reprogramar” a dívida da Venezuela com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele fez a declaração nesta segunda-feira, 29, ao sair de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ditador venezuelano, Nicolás Maduro.
“Vamos constituir um grupo de trabalho para consolidar a dívida da Venezuela com o Brasil”, revelou o ministro. “A partir da consolidação dos números, iremos reprogramar o pagamento da dívida. A Fazenda tratou disso na reunião.” Haddad disse também que a renegociação da dívida da Venezuela é uma “encomenda” do governo brasileiro. “Vim cuidar do Tesouro Nacional”, ressaltou.
A dívida com o Brasil
Neste mês, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, levantou a possibilidade de a Venezuela pagar a dívida com o Brasil de uma forma diferente. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o petista disse que o governo de Caracas sugeriu abater a dívida por meio do fornecimento de energia elétrica e de petróleo.
A energia elétrica seria distribuída especificamente para Roraima, Estado brasileiro na fronteira com a Venezuela. Já o petróleo seria repassado para todo o país.
Segundo dados do BNDES, a dívida atual da Venezuela com o banco é de US$ 682 milhões. Na cotação atual, esse valor representa mais de R$ 3,3 bilhões. Em gestões anteriores do PT, a instituição brasileira financiou obras de estaleiro e metrô no país comandado por Maduro.
Leia também: “O tempo em que o BNDES foi realmente dos brasileiros”, reportagem de Loriane Comeli na Edição 151 da Revista Oeste
quem vai pagar? Já sabe né?
Quanta hipocrisia….
Já é um calote. Vão rolar o calote e são 3,3 bilhões de reais que fazem falta para investimentos no Brasil.
Esse desgoverno tem motivos para levar o Brasil ladeira abaixo. Acha que a economia pode pegar no tranco.
Um artifício através de Aditivo ao contrato, como forma de mostrar que a ditadura venezuelana está “em dia” com sua dívida. Assim novos empréstimos poderão ser feitos mesmo com o risco elevadíssimo de aumentar o calote. Embusteiros de uma figa. Pilantras !
Estamos a caminho do colapso!!!
O desgoverno quer acabar com o país;
Veja bem, blá blá blá….vamos reprogramar, blá blá blà….veja bem.. os arúspices e os mistagogos blá blá blá, vão pagar de uma forma diferente blá blá blà…veja bem..
Caloteiros com caloteiros fazem zig zig zag
E ainda debocha: “Vim cuidar do Tesouro Nacional”
Quando a administração pública não quer resolver um assunto cria um Grupo de Trabalho, que não trabalha.
Grupo de trabalho que não trabalha, democracia que não é democracia, governo que não é governo.. pelo menos está tudo bem alinhado, pela lógica deles.