O Citigroup anunciou, nesta segunda-feira, 20, a demissão de 300 cargos de gerente sênior. O número de exonerações representa cerca de 10% da equipe de gestores que estão dois níveis abaixo da alta cúpula do banco. O corte faz parte do plano da CEO Jane Fraser de simplificar a estrutura do grupo.
+ Leia mais notícias de Mundo no site da Revista Oeste
Fraser pretende eliminar camadas de gestão para acelerar a tomada de decisões. Este é apenas o início da maior reestruturação do Citigroup dos últimos 20 anos.
“Continuamos a alinhar a estrutura organizacional do Citi com nosso novo modelo operacional simplificado”, informou o Citigroup em comunicado. “As ações que estamos tomando para reorganizar a empresa envolvem algumas decisões difíceis.”
Corte global
De acordo com o banco, as demissões podem ocorrer até o ano que vem. Gerentes de agências de todo o mundo podem ser afetados.
Além disso, o Citi pretende concentrar suas atividades em cinco áreas principais: operações de mercado, operações bancárias, serviços, gestão de fortunas e produtos para o consumidor nos Estados Unidos.
“Construir um banco vencedor exige muito compromisso, trabalho árduo e resiliência de cada um de nós”, disse Fraser, em memorando aos funcionários. “Estou plenamente consciente de que estamos exigindo bastante de nosso pessoal.”
No início de 2024, o Citigroup deve anunciar as próximas etapas de reestruturação da companhia. As movimentações devem ocorrer até o final do primeiro trimestre.
Leia mais: “Dona das Casas Bahia anuncia plano para fechar até 100 lojas e demissões”
Segundo a agência de notícias Reuters, executivos também devem anunciar mudanças no alto escalão por email.