publicidade
Economia

CNI defende negociação com os EUA para reduzir impacto de tarifas

Entidade propõe novos esforços para apoiar empresas afetadas e ampliar a presença brasileira no exterior

O presidente da CNI, Ricardo Alban, crê que acordo mais amplo é urgente | Foto: Michelli Fioravanti/CNI
O presidente da CNI, Ricardo Alban | Foto: Michelli Fioravanti/CNI

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

• Ricardo Alban defendeu, nesta quinta-feira, 23, a continuidade das negociações entre Brasil e Estados Unidos sobre as novas tarifas.
• Na reunião com Márcio Elias Rosa, foram discutidas medidas emergenciais e ações planejadas de apoio à indústria brasileira.
• A CNI propôs uma sétima missão da Nova Indústria Brasil voltada à internacionalização das cadeias produtivas nacionais.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, defendeu nesta quinta-feira, 23, a continuidade das negociações entre Brasil e Estados Unidos para tentar reduzir os impactos das novas tarifas sobre as exportações brasileiras.

Alban se reuniu com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa. Os dois discutiram medidas emergenciais de apoio às empresas afetadas e ações de longo prazo para ampliar a internacionalização da indústria.

Receba nossas atualizações

“Saímos daqui muito satisfeitos com a afirmação categórica do ministro de que o Brasil vai continuar negociando”, afirmou Alban.

Leia mais notícias de Economia em Oeste

CNI propõe nova missão da política industrial

Durante a reunião, a entidade apresentou a proposta de criar uma sétima missão transitória do programa Nova Indústria Brasil. A iniciativa teria como foco as cadeias produtivas internacionais e o apoio aos setores prejudicados pelas tarifas norte-americanas.

A proposta está sendo desenvolvida com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as 27 federações estaduais da indústria, associações setoriais e sindicatos industriais. Além disso, CNI, Sesi e Senai devem oferecer suporte imediato às empresas afetadas.

Leia mais:

“Dentro da política industrial podemos constituir uma sétima missão voltada para internacionalizar as nossas cadeias produtivas, de forma que possamos ter um projeto contínuo e sempre atualizado de apoio à internacionalização das nossas indústrias”, disse Alban.

A CNI também informou que enviou uma carta ao presidente dos EUA, Donald Trump, para pedir a manutenção da mesa de negociação e a participação de representantes das indústrias brasileira e norte-americana nas conversas entre os governos.

Sobre a nova tarifa de 12,5% anunciada pelos EUA, Alban afirmou que a entidade ainda analisa a possível cumulatividade da cobrança, as exceções e os setores atingidos. “Essa tarifa cria uma falta de competitividade total, e isso se torna mais crítico principalmente para o produto manufaturado”, declarou.

Leia também: “O Brasil se tornou uma armadilha para os investidores”, artigo de Carlo Cauti publicado na Edição 251 da Revista Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade