Coca-Cola promove treinamento ‘seja menos branco’

Empresa de refrigerantes garante que o objetivo da iniciativa era "minimizar o viés inconsciente e enfrentar o racismo"
-Publicidade-
Advogada afirma que a corporação cometeu raciscmo contra brancos
Advogada afirma que a corporação cometeu raciscmo contra brancos | Foto: Divulgação/Femsa/Coca-Cola

A Coca-Cola polemizou depois de vazarem slides de um treinamento interno para funcionários. Supostamente a favor de “práticas antirracistas”, o material estabelecia que os profissionais da companhia deviam ser “menos brancos”. Isso porque pessoas assim são “ignorantes”, segundo o conteúdo informativo. Imagens que circulam nas redes sociais desde 19 de fevereiro mostram o título da apresentação: “Confrontando o Racismo. Compreender o que significa ser branco. Desafiar o que significa ser racista”.

“Seja menos opressor, seja menos arrogante, seja menos certo, seja menos defensivo, seja menos ignorante, seja mais humilde, ouça, acredite, rompa com a apatia, rompa com a solidariedade branca” são listados como meios para se tornar “menos branco”, de acordo com as fotos. Contudo, os ensinamentos não apontam um norte de como fazer isso. “Nos Estados Unidos e em outras nações ocidentais, os brancos são socializados para se sentirem inerentemente superiores por serem brancos”, informa outro slide.

-Publicidade-

Veja imagens

No Twitter, a advogada do Partido Republicano, Harmeet K. Dhillon, escreveu que os slides parecem mostrar “flagrante discriminação racial” contra os brancos.

Posicionamento da Coca-Cola

Criticada nas redes sociais, a empresa de refrigerantes garantiu em nota que o objetivo da iniciativa era “minimizar o viés inconsciente e enfrentar o racismo”. Além disso, a corporação informou que o slides não são parte do currículo de treinamento oficial da empresa mas sim um material de suporte hospedado na plataforma LinkedIn.

Leia também: “A pandemia do politicamente correto”, artigo de Selma Santa Cruz publicado na Edição 16 da Revista Oeste

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.