Dados divulgados nesta quinta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o setor de serviços está em franca recuperação e superou os índices de antes do início da pandemia de covid-19. Em fevereiro, o volume de serviços prestados no país registrou crescimento de 3,7% em relação a janeiro — a 9ª alta mensal consecutiva. Em janeiro, o avanço havia sido de 0,6%.
Leia mais: “Setor de serviços consolida reação e começa o ano em alta”
Com o resultado, o setor está 0,9% acima do patamar verificado antes da pandemia, em fevereiro do ano passado. “Em nove meses consecutivos de taxas positivas, o setor acumula crescimento de mais de 20%, se recuperando, assim, da perda de 18,6% registrada nos meses de março e maio de 2020”, informa o relatório do IBGE.
Leia também: “Após duas quedas, vendas do comércio varejista têm alta de 0,6% em fevereiro”
No recorte regional, 18 das 27 unidades da federação fecharam fevereiro com expansão no volume de serviços. As altas mais significativas foram registradas em Mato Grosso (14,8%), São Paulo (4,3%), Santa Catarina (3,9%) e Minas Gerais (3,5%). O maior recuo foi o do Distrito Federal (-5,1%).