publicidade
Economia

Com projeções de alta da inflação e juros, Copom faz 1ª reunião no governo Lula

Comitê de Política Monetária deve decidir sobre manutenção da taxa de juros, hoje em 13,75%

dívida pública copom
O Banco Central enfrenta ameaça de paralisação dos seus servidores - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) faz nesta terça, 31, e na quarta-feira 1º a primeira reunião no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Há um cenário de incertezas sobre a manutenção, pela quarta vez seguida, da taxa básica de juros. Hoje a Selic está em 13,75%.

Desde dezembro, antes mesmo da posse de Lula, o mercado e os analistas têm feito projeções de aumento da inflação e da taxa de juros para 2023. Trata-se de uma reação à falta de uma política econômica clara e das declarações polêmicas do presidente.

Receba nossas atualizações

Ele criticou o teto de gastos — e uma emenda à Constituição foi aprovada para extrapolar o limite em R$ 145 bilhões. Lula também criticou a autonomia do Banco Central, dizendo que se trata de uma “bobagem” e tenta alterar a Lei das Estatais, para fazer indicações de caráter político.

O Banco Central começou o aperto monetário há vários meses e conseguiu levar a inflação a patamares inferiores aos de alguns países, incluindo os da União Europeia e os Estados Unidos. Em 2022, a inflação brasileiro fechou em 5,79%.

Porém, apesar disso, agora o mercado prevê inflação maior. O Boletim Focus, que capta as expectativas do mercado, mostra que a projeção para a inflação deste ano passou de 5,08% logo após a reunião do Copom de dezembro para 5,74% nesta semana — quase 1 ponto porcentual acima do teto da meta para o período.

Para 2024, a projeção foi de 3,5% para 3,9%. O efeito também é sentido em 2025, com a expectativa subindo de 3,02% em dezembro para 3,5% agora, e em 2026, passando de 3% para 3,5%.

As metas para a inflação perseguidas pelo BC são de 3,25% em 2023 e de 3,00% em 2024 e 2025, com margem de tolerância de 1 ponto porcentual. A meta de 2026 deve se fixada neste ano pelo governo.

Entrevistado pela agência Reuters, o economista-chefe da Genial Investimentos, José Márcio Camargo, disse que atos e sinais do novo governo têm contribuído para pressionar as expectativas.

“Tem a ver, fundamentalmente, com a quantidade de barulho que o novo governo tem feito, o Lula dizendo que a meta de inflação é muito baixa, que a autonomia do Banco Central é uma bobagem, tem a PEC da transição, que gera um déficit primário de 1,5% a 2% do PIB, uma política fiscal claramente expansionista, aumento real do salário mínimo. Isso afeta a política monetária”, declarou, à Reuters.

Na reunião de dezembro, o Copom manteve seu balanço de riscos para a inflação simétrico, citando fatores que podem pressionar a inflação para cima ou para baixo, mas já deu um tom mais duro ao abordar o risco de alta gerado por questões fiscais.

Relacionadas

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Alice Gouvêa Alves da Silva
    Alice Gouvêa Alves da Silva

    Conheço muitos sistemas ptistas que acharam a solução: FAZ MAIS DINHEIRO!!!!

  2. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Quanto vcs querem apostar que……Laaaaa na frente, vão colocar a culpa na independência do BC. É a mídia velha que DESinforma ….Estadão UOL/Folha SP, GloboLixoG1 e Band/Métropolis. Vão apoiar mais essa MENTIRA GOLPISTAS e FRAUDADORES stf/tse Ministério Público PGR e agora o comando do Exército se juntou
    AUMENTARAM as alíquotas dos COMBUSTÍVEIS em março ….aumento brutal que vai disparar a inflação….vamos voltar com as megamanifestações GENTE.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.