Comércio: vendas têm melhor semestre desde 2010

Setores de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática puxaram o resultado
-Publicidade-
Setor de tecidos, vestuários, calçados puxou resultado mensal | Foto: José Carlos Daves/Futura Press
Setor de tecidos, vestuários, calçados puxou resultado mensal | Foto: José Carlos Daves/Futura Press

As vendas no comércio físico brasileiro cresceram 10,1% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, é o que mostrou o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Esse foi o maior crescimento semestral desde 2010.

Os setores de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática puxaram o resultado, com crescimento de 13,6% no período, mas, segundo Luiz Rabi, economista da Serasa, essa é uma recuperação parcial, “pois não compensa a queda expressiva relacionada à pandemia em 2020”.

Leia mais: “Comércio: vendas crescem 1,4% de abril para maio, diz IBGE”

-Publicidade-

Já o resultado negativo nos seis primeiros meses do ano ficou, principalmente, nos setores de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com retração de 6,5% no período.

Resultado mensal 

Em junho, o indicador teve alta de 1,1% em relação ao mês anterior. O segmento de tecidos, vestuários, calçados e acessórios teve expansão de 30,9%, o que impulsionou o cenário positivo do índice.

“Com o alto nível de desemprego e a diminuição do auxílio emergencial, as pessoas ainda estão seguindo o modelo de consumo por necessidade, o que afeta as vendas do varejo. A alta expressiva do setor de tecidos, vestuários, calçados e acessórios pode estar ligada ao período de frio iniciado em junho, que reforçou a demanda por esses itens”, disse Rabi.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site