O Índice de Confiança do Empresarial Industrial por setor (ICEI) subiu em 26 dos 29 setores industriais na passagem de julho para agosto de 2022. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira, 19, e foi realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A economista da CNI Larissa Nocko explicou que todas as segmentações da indústria perceberam melhora das condições atuais da economia brasileira em agosto.
“A melhora da confiança do empresário está associada à recuperação da economia e às desonerações que ocorreram em itens que afetam amplamente os setores industriais e vinham pressionando os custos de produção, como energia e combustíveis”, afirmou.
Todos os setores industriais registraram melhora na avaliação das condições atuais da economia brasileira, e 20 setores fizeram uma transição de uma percepção de piora para uma de melhora da economia.
De acordo com o relatório, os maiores avanços da confiança aconteceram nos setores de couro e artefatos de couro, biocombustíveis e produtos de metal.
Os três setores que registraram queda foram: manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos; produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal; e máquinas e equipamentos.
O índice apontou um avanço em todos os portes de empresa do setor industrial, principalmente nas médias, seguidas pelas grandes e pequenas empresas.
No recorte por região, o levantamento mostrou avanço da confiança em todas as áreas do país. O Centro-Oeste lidera, seguido por Norte, Sul, Nordeste e Sudeste.
Leia também: “O homem que faz a diferença”, reportagem publicada na edição 124 da Revista Oeste
Esquerdopatas desesperados!