Confiança da indústria sobe ao maior patamar desde janeiro

É o terceiro mês de alta consecutiva do indicador elaborado pela FGV
-Publicidade-
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada subiu 0,7 ponto percentual
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada subiu 0,7 ponto percentual | Foto: Reprodução/IBGE

Elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria subiu 1,2 ponto em julho, chegando à marca de 108,6 pontos. É a terceira elevação seguida e o indicador apresenta o maior valor desde janeiro deste ano (111,7 pontos). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 28.

Leia também: “Santander encerra 2° trimestre com lucro de R$ 4,1 bilhões”

“A confiança da indústria avança pelo terceiro mês consecutivo influenciada por uma acomodação das avaliações sobre o momento em patamar alto, mas com desaceleração do otimismo das empresas em relação aos próximos meses”, comentou Claudia Perdigão, economista da FGV. “As empresas ainda enfrentam um cenário de escassez de insumo, possibilidade de racionamento energético e alta incerteza econômica que tendem a limitar uma alta mais expressiva da confiança nos próximos meses.”

-Publicidade-

Depois de cinco quedas consecutivas, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 0,5 ponto, variando para 111,8 pontos. O Índice de Expectativas (IE) aumentou 0,9 ponto para 104,9 pontos, o terceiro mês de crescimento seguido. Os dois indicadores retornaram ao patamar do primeiro mês de 2021.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada subiu 0,7 ponto porcentual, atingindo 80,1% — o maior valor desde novembro de 2014 (80,3%).

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.