Crise energética na Europa derruba bolsas pelo mundo

Os principais índices registram temores devido à alta da inflação mundial
-Publicidade-
A Comissão Europeia defende o alívio temporário de impostos às famílias e o financiamento de pequenas empresas em meio ao aumento do preço do gás natural
A Comissão Europeia defende o alívio temporário de impostos às famílias e o financiamento de pequenas empresas em meio ao aumento do preço do gás natural | Foto: David Mark/Pixabay

As bolsas mundiais abriram em queda expressiva devido ao receio com a alta inflação no continente europeu nesta quarta-feira, 6.

A crise energética segue no radar dos investidores em meio à alta dos preços do gás natural, gerando risco de escassez em meio à proximidade do inverno na Europa. No continente, o gás também é usado para abastecer os sistemas de aquecimento interno de residências e prédios comerciais.

Além disso, os estoques do combustível nos países europeus estão no menor nível dos últimos dez anos, fazendo o preço do insumo disparar 60% nos últimos dois dias.

-Publicidade-

Como resposta à crise do setor, a Comissão Europeia defendeu que os Estados-membros da União Europeia aliviem temporariamente impostos às famílias e financiem pequenas empresas, anunciando ainda uma reforma do mercado do gás.

Leia mais: “Bolsonaro: ‘Brasil tem, de longe, a matriz energética mais limpa dentre as grandes economias do mundo’”

Hoje, a cotação do barril do petróleo tipo Brent (referência para a Petrobras) amanheceu estagnada em preço elevado, a US$ 82,50, ajudando a puxar ainda mais a inflação na Europa.

Toda essa preocupação se reflete no índice do dólar e nos juros de renda fixa do Tesouro americano, derrubando todas as bolsas pelo mundo. Nos Estados Unidos, os indicadores Dow Jones (-1,09%), S&P 500 (-1,2%) e Nasdaq (-1,4%) registravam quedas. Na Europa, as bolsas despencavam 2%, às 8 horas (horário de Brasília).

Leia também: “O aumento do preço dos combustíveis afeta o mundo inteiro”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.