CVM abre processo para investigar Petrobras

Nesta semana, a petroleira publicou fato relevante informando que questionou o governo sobre a eventual venda da empresa
-Publicidade-
O registro no site da Comissão de Valores Mobiliários não menciona o objetivo da investigação
O registro no site da Comissão de Valores Mobiliários não menciona o objetivo da investigação | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — autarquia responsável pela fiscalização da atuação dos diversos integrantes do mercado financeiro — abriu processo administrativo sobre a Petrobras. O registro no site da CVM não menciona o objetivo da investigação.

O processo foi aberto no sistema na quarta-feira 27, após a Petrobras ter publicado fato relevante no começo da semana informando ao mercado que questionou o governo sobre a eventual existência de estudos para privatização da estatal.

“A Petrobras informa que indagou o seu acionista controlador, por meio do Ministério da Economia, sobre a existência ou não de tais estudos para privatização da companhia”, declarou a estatal na segunda-feira 25.

-Publicidade-

O comunicado foi feito depois que o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, terem feito declarações envolvendo a privatização da empresa.

Bolsonaro disse que a privatização da Petrobras “entrou no radar” do governo. Depois, Guedes falou que bastou frase de Bolsonaro sobre privatização da companhia para as ações da estatal subirem.

Segundo o portal Brazilian Report, investidores abriram posições milionárias em opções de compra da Petrobras. Uma das operações registrou valorização de quase 200% entre sexta e segunda-feira 25, fortemente beneficiada pelo plano de privatizar a companhia. A coincidência de horário teria chamado a atenção da CVM.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. O tal de Mercado de Capitais, não passa de um bando de fofoqueiros querendo induzir os outros ao erro para obter vantagens. É uma reunião de cumadres, e as mais burras pagam o pato.

  2. Como esse mercado financeiro é CRIATIVO. Ele mesmo cria essa jogatina para depois ficar procurando porque alguém saiu na frente e ganhou. É lamentável que assim seja, já que o mercado de capitais fundamentalmente visa capitalizar empresas com a abertura de seu capital. Dai, criam derivatívos, venda de ações alugadas, enfim puro jogo de ganha e perde inapropriado para seu objetivo principal. Creio que nesse mercado, menos de 30% dos investidores observam FUNDAMENTOS, a maioria segue analises gráficas próprias para ESPECULAÇÃO.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.