Começou nesta segunda-feira, 1º, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021, referente ao ano-base 2020. Os contribuintes terão até o dia 30 de abril para prestar contas ao Fisco.
A Receita Federal espera receber mais de 32,6 milhões de declarações. Em 2020, foram entregues 31,980 milhões de documentos. O programa para preenchimento da declaração já está disponível para download.
Leia mais: “Danone venderá participação bilionária em empresa chinesa”
As regras para a entrega do Imposto de Renda foram divulgadas na semana passada. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de campos para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.
Quem não declarar dentro do prazo terá de pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74, e, no máximo, o correspondente a 20% do imposto devido.
Sugiro à RF mudar o IR para ISS (Imposto Sobre Salário). Como aposentado da iniciativa privada, não tenho renda alguma, e, no entanto, pago imposto. Minha esposa e filha mais velha são minhas dependentes no plano de saúde, e não posso abater o que gasto com elas. Por quê, Receita Federal? É justo isso? São menos duas pessoas a dependerem do SUS. Pobre, nessa republiqueta bananeira, é só para levar f**** mesmo.
Os funcionários públicos e políticos que ficaram em casa recebendo, com estabilidade total, deveriam pagar dobrado! Quero ver o que a população que não ganhou nada, vai declarar!