O Fundo Monetário Internacional (FMI) admitiu que a economia global deve “chegar ao fundo do poço” neste ano e só deve voltar a acelerar em 2024. A declaração foi de Kristalina Georgieva, diretora-gerente do fundo.
Em coletiva de imprensa, a chefe do FMI afirmou que será um ano desafiador, especialmente porque os bancos enfrentam decisões difíceis sobre o aumento das taxas de juros para conter a alta da inflação. Ela espera que “a trajetória de desaceleração do crescimento global seja revertida no segundo semestre, para que em 2024 tenhamos um crescimento maior do que tivemos neste ano”.
Na semana passada, ela afirmou que um terço da economia global entrará em recessão neste ano, mas disse que uma crise mundial pode ser evitada. Em outubro, o fundo previu um crescimento global de 2,7% neste ano, abaixo da projeção de alta de 3,2%, em 2022.
Georgieva disse que a China é o “fator mais importante para o crescimento global” neste ano. “Se eles mantiverem o ritmo atual, no meio do ano a China se tornará um contribuinte positivo para o crescimento global médio”, explicou. Ela também acredita que os Estados Unidos ainda podem evitar cair em uma recessão, principalmente por causa da resiliência do mercado de trabalho, que ela descreveu como “notável”.
O FMI está parecendo essas lojinhas de salvação, milagres, picanhas e outras promessas do gênenro. Tal qual a OMS, virou motivo de chacotas. (Peço licença ao Augusto Nunes).
É, e o quê esperar do nosso país, Americanas no tombo de R$ 40 BI, Riachuelo fechando fábrica e outras no mesmo ritmo.
É necessário saber se esta mulher é comunista ou liberal. As mensagens vindas dos comunistas são todas mentirosas. O comunista luladrao fala alguma verdade? Nenhuma. Hoje temos que saber quem fala, senão já era.
Que falta nos fará o Paulo Guedes. Era a hora de ultrapassarmos a China.
Saudades do ministro Paulo Guedes e sua equipe conduzindo a economia Brasileira.
Aqui no Brasil com o regime petralha no poder e o zero experiência Haddad cuidando da economia, chegaremos nesta marca já no final do mês, mas pior do que preve o F.M.I. aqui teremos uma Hyper-inflação e fechamento de empresas criadoras de trabalho. O candidato que disse que todos teriam comida no prato, vai causar a maior fome já passada por muitos neste pais.
Manda ela fazer o L, que o salvador do mundo, o Ladrão, está no comando.
O governo do nosso querido presidente Bolsonaro, que foi reeleito, mas o mal fraudou as urnas, conseguiu nos deixar em melhor situação econômica que vários países do primeiro mundo, com várias conquistas nacionais e produção em alta.
Bom, então 23 será o “fundo do poço”? Sim, para o mundo e para nós.
Mas e 24? Acho que já podemos ver um pouco o futuro.
…ela não acompanha a rotina sobre o mercado financeiro tipo Nasdaq, FTSE 100, MIB, CAC 40 e DAX. Incluindo os mercados de ações, índices futuros, commodities e futuros financeiros. Só pode ser isso. Avisem-na que o globo já encontra-se em recessão, desde meados de 2022. Demissões em larga escala e fechamento de empresas já são realidades.