Em novembro, Brasil cria maior número de empregos formais desde 1992

Ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou: "Como eu disse, o Brasil está surpreendendo o mundo"
-Publicidade-

Ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou: “Como eu disse, o Brasil está surpreendendo o mundo”

Paulo Guedes
Ministro da Economia, Paulo Guedes | Foto: Edu Andrade/Ascom/ME
-Publicidade-

O Brasil criou mais de 414 mil empregos com carteira assinada em novembro, o maior número da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que começou em 1992.

De acordo com os números divulgados nesta quarta-feira, 23, o país registrou 1.532.189 contratações e 1.117.633 demissões.

Leia mais: Socorro a municípios ameaça retomada econômica

Ao avaliar os dados, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou que o Brasil apresenta uma “retomada em V”.

“Como eu disse, o Brasil está surpreendendo o mundo. As reformas prosseguiram, em ritmo mais lento, mas seguem acontecendo, e a economia brasileira voltou em V, como poucos acreditavam”, disse Guedes.

Caged
Fonte: Caged e Novo Caged – SEPRT/ME *Os dados de 2019 são do Caged e de 2020 do Novo Caged

Acumulado

No acumulado do ano, foram criados de 227.025 novos postos de trabalho formais. É a primeira vez desde o início da pandemia, que o saldo acumulado do ano é positivo.

O desempenho de 2020, ano de pandemia, foi motivado especialmente pelo programa do governo que permitiu a suspensão de contratos de trabalho e a redução de salários e jornada.

Setores

O bom desempenho de novembro foi puxado pelo setor de Serviços, com 179.261 novas vagas, e Comércio, com 179.077. Na Indústria, o saldo foi positivo em 51.457 e, na Construção, 20.724.

Pnad Covid-19

Também nesta quarta-feira, 23, o IBGE divulgou os número da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19. A taxa de desemprego subiu e chegou a 14,2% em novembro, a maior da série histórica iniciada em maio.

Isso corresponde a 14 milhões de pessoas sem trabalho ante 13,8 milhões em outubro. O número de desempregados é o recorde da série, com um aumento de 2% frente a outubro e de 38,6% desde o início da pesquisa.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comments

  1. Grande vitória para o ministro Paulo Guedes, resultado de uma ousada política de juros baixos, reformas estruturantes e um firme controle fiscal, apesar dos necessários gastos para o enfrentamento ao COVID-19.

  2. Segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) a taxa de desemprego subiu e chegou a 14,2% em novembro, a maior da série histórica da pesquisa, iniciada em maio. Isso corresponde a 14 milhões de pessoas sem trabalho no país —-em outubro foram 13,8 milhões. O número de desempregados também é recorde da série, com um aumento de 2% frente a outubro e de 38,6% desde o início da pesquisa (maio). Em outubro, a taxa de desemprego foi de 14,1%.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site