Em poucas semanas a Alitalia será apenas uma lembrança

A tradicional empresa aérea italiana não resistiu às más administrações, a uma tentativa desastrada de privatização e ao poder destrutivo dos sindicatos.
-Publicidade-
Foto: divulgação Herpa
Foto: divulgação Herpa

Um dos símbolos da Itália desde 1946 está em seus últimos dias. A Alitalia, que levou as cores do país pelos aeroportos do mundo encerrou a venda de passagens e sua história vai ser definitivamente terminada em poucas semanas. Desde sua fundação, teve apenas um ano de lucro, em 1998.

Leia mais: “Memória da Pan American preservada em 6.619 anúncios

Matéria da CNN lembrou os tempos de maior prestígio da companhia, quando os uniformes de suas comissarias eram desenhados por estilistas como Alberto Fabiani, Renato Balestra e Giorgio Armani. As refeições a bordo eram das melhores do mercado de aviação. Desde 1964 a Alitalia foi o transporte oficial do Papa, sempre com o número de voo AZ4000.

-Publicidade-

Este comercial mostra a Alitalia nos seus bons tempos, registrando um voo em 1977 a bordo de um DC-10:

A empresa não resistiu às más administrações, a uma tentativa desastrada de privatização e ao poder destrutivo dos sindicatos italianos. Os golpes finais vieram com as crises provocadas pelos atentados de 11 de setembro e pela pandemia de Covid-19.

Leia mais: “Japão anuncia seu avião supersônico de passageiros

A Alitalia será substituída a partir de outubro por outra estatal, mais enxuta e bem menos glamurosa: a ITA.

Foto: divulgação ITA
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários

  1. O mundo não aprende. Já não está bastante claro para todo mundo? Falar em sindicatos, estado inchado, mamar nas tetas dos governos, políticos corruptos, impunidade, má gestão, totalitarismo, autoritarismo, esquerdalha, Lula, Zé Dirceu, Gedel, Cabral, Rosinha, Dória, et caterva… Esse lado negro da história vai ser encerrado de uma forma ou de outra. O mau-caratismo tem limite e esse já foi ultrapassado.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro