A Lecar, montadora brasileira de carros, entrou em disputa com a empresa chinesa BYD pelo complexo industrial da Ford, em Camaçari (BA). Flávio Figueiredo Assis, CEO da Lecar, apresentou uma proposta ao governo da Bahia nesta quarta-feira, 28.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
De acordo com Assis, o desejo de adquirir o complexo começou quando ele foi à antiga fábrica para comprar robôs e esteiras que estão desativados. O empresário pretende usá-los em sua futura montadora de carros elétricos.
Leia mais: “BYD negocia compra de mineradora de lítio no Brasil”
“Lá descobri que o processo de venda da fábrica ainda estava aberto”, afirmou o empresário, ao jornal Folha de S.Paulo.
O CEO da Lecar verificou que o aviso de chamamento público feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia estava aberto até esta quarta-feira.
Leia também: “BYD supera Tesla e se torna maior fabricante de veículos elétricos do mundo”
O documento diz que a BYD havia manifestado interesse na antiga fábrica da Ford, no entanto, havia margem para outra proposta.
Leia mais: “Porto Seguro anuncia parceria com montadora chinesa BYD”
De acordo com o texto, outros interessados poderiam “manifestar interesse em relação ao imóvel indicado ou apresentar impedimentos legais à sua disponibilização”.
Antiga fábrica da Ford, que está em disputa entre Lecar e BYD, tem 4,7 milhões de m²
O complexo tem 4,7 milhões de m², com 314,8 m² de área construída. Anteriormente, a capacidade produtiva era de até 400 mil carros por ano.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, a BYD já está ciente da proposta da Lecar. A empresa chinesa prepara uma resposta oficial à investida dos brasileiros.
Leia também: “Fabricante de carros chinesa, BYD supera vendas globais da Nissan em outubro”