Em um vídeo gravado no mês passado, mas que voltou a repercutir nos últimos dias, a empresária Marisa Granchelli, de Holambra (SP), desabafa sobre as dificuldades que enfrenta para encontrar mão de obra em sua floricultura, a R.M. Flores.
Com quase 60 anos, a empresária revelou que trabalha até altas horas para compensar a falta de funcionários. Um problema que, segundo ela, não se restringe apenas ao setor de floricultura, mas afeta diversas áreas do mercado de trabalho.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Marisa, que produz violetas, fitônias e peperônias para uma cooperativa que abastece todo o Brasil, compartilhou sua frustração ao não conseguir contratar pessoas dispostas a trabalhar de forma registrada. De acordo com ela, isso se deve a benefícios sociais pagos pelo poder público.
“A gente não acha ninguém para trabalhar”, lamentou a empresária no vídeo, que conta com mais de 130 mil visualizações somente no perfil da R.M. Flores no Instagram. “Porque a maioria já tem algum tipo de auxílio do governo e elas não querem ser registradas para não perder esse auxílio.”
Ela acredita que essa situação é generalizada e não se limita à sua região. “Estou vendo aí que não é só o caso nosso aqui de Holambra, de produtores de flores”, disse. “Está no modo geral, é muito grande em todas as áreas.”
Geração Z é difícil de lidar, diz empresária
A empresária também destacou os desafios de lidar com funcionários mais jovens, que, segundo ela, se sentem ofendidos com qualquer tipo de feedback. “Quando contrata alguém mais jovem, a gente não pode falar mais nada, porque elas acham que estamos ofendendo.”
Marisa aproveitou o desabafo para fazer um apelo a pessoas mais velhas, que estejam em boa saúde, mesmo que já aposentadas, para que considerem trabalhar em sua empresa. “Quem quiser, de 60, 70 anos, estiver com uma boa saúde, mesmo que você esteja aposentado por direito, você pode vir procurar aqui a R.M. Flores.”
Além disso, ela alertou aqueles que dependem de auxílios governamentais e evitam empregos formais. “Cuidado, pessoal, quem está se iludindo porque ganha algum tipo de bolsa do governo e acha que está sendo muito bom”, afirmou. “Lamento informar que daqui uns anos vocês vão se arrepender, porque não vão conseguir se aposentar.”
Leia mais:
Marisa encerra o vídeo com um chamado à reflexão sobre a necessidade de valorizar o trabalho e buscar melhores condições de vida. “Chega, gente, chega de querer ganhar salário-miséria, né?”, indaga. “Vamos progredir juntos, não é verdade?”
O desabafo de Marisa reflete um cenário preocupante no mercado de trabalho brasileiro, onde a falta de mão de obra interessada e a dependência de benefícios sociais impactam diretamente os pequenos e médios empresários.
Leia também: “A cidade que quer vencer o Bolsa Família”, reportagem de Uiliam Grizafis publicada na Edição 245 da Revista Oeste
Em um mundo cada vez mais competitivo e com custos cada vez mais altos, e provável que empregos que não exigem alta capacitação deem lugar a mecanização e automação quando for possível. Com cada vez mais jovens saindo analfabetos funcionais das “escolas”, como vão conseguir empregos que paguem melhor? E como um empresário conseguira pagar melhor se não há mão de obra capacitada (esse salario só vem do resultado da empresa) e ainda precisa pagar tantos impostos e taxas, para depois ser posto na justiça … não tem governo ajudando, só atrapalhando todos os lados. Não da pra dizer que e’ trabalhar como escravo em um pais com uma CLT e salario mínimo definidos. Lembrando: sem as empresas, sem os impostos será o fim dos benefícios sociais em breve… rumo ao colapso se não melhorar a educação, dar capacitação aos jovens e reduzir impostos das empresas.
“Como assim, você não quer trabalhar 10 horas por dia, 6 dias por semana para receber um salário mínimo em um emprego totalmente sem futuro num país onde seu poder de compra é quase inexistente e as chances de você se aposentar são menores ainda?”
Sintetizou à perfeição a republiqueta bolivariana bananeira de 3° mundo que é este nosso Bostil.
Acontece que os empresários querem pagar um salário de miséria enquanto eles vivem viajando.agora tem colocar mão na massa se quiserem serem empresário.
E sabe por quê os empresários pagam pouco? Por conta do peso do Estado e dos sindicatos, os verdadeiros CULPADOS pelo salário mínimo miserável.
Em Holambra? Sei não, isso está parecendo aquele discurso fascista de explorador de mão de obra.
Viajei muito pelo Brasil e conversei com dezenas de pessoas que recebem Auxílio do Governo inclusive Governos Estaduais, e olha que interessante 97% Trabalhavam, que coisa né? Trabalhavam, mas não querem ser Escravos.
E no futuro, não teremos mais Auxílio do Governo nem empresário que escraviza. kkkkk
Trabalhar como Escravo ninguém quer mesmo.
Está senhora está desabafando uma realidade pura no Brasil. O seu diagnóstico está completo.parabens
Está senhora está desabafando uma realidade pura no Brasil. O seu diagnóstico está completo.parabens
Os empresários querem pagar salários ridículos e depois reclamam que ninguém quer trabalhar. Se pagassem melhor, haveria interessados no emprego.
É a pura realidade! Vivemos num país de LADRÕES E VAGABUNDOS!
Além da falta de mão de obra, quando acha, a qualidade, a vontade de trabalhar é péssima. Os jovens são extremamente mau instruídos, desinteressados em melhorar… uma boa solução é contratar aqueles exilados Venezuelanos que o Brasil acolheu, pagando um salário digno eles tem mais vontade do que os Brasileiros extremamente desinteressados.
O futuro é a automatização, diminuindo drasticamente a mão de obra.
Enquanto isso, o desemprego cai.
“Desemprego cai” – hahahahahahahahahahahahahah!!!…
Incrível a quantidade de burros que vem aqui atacar o capitalismo, quando na verdade a culpa do “salário mínimo miserável” é toda do Estado e dos sindicatos, que criam uma série interminável de burocracias e taxas absurdas em cima do empresário privado que quer empreender. É tão difícil assim entender a lógica elementar, ou preciso desenhar isso para os esquerdopatas?
As escolhas de hoje nos traz a tranquilidade no futuro!
Nós trabalhadores só podemos desejar boa sorte!
O brasileiro em geral, deveria correr atrás do seu, montar um negócio, e largar a mão de CLT!
Não dá benefício algum, e se o empregador for te dispensar, vai dispensar sem pensar duas vezes… Vai só devolver uma parte que saiu do próprio salário do trabalhador!! Não tem direito adquirido algum!!!
Essa galera que curte o fascista Getúlio Vargas é bem estranha!!!
A geração nem nem, fruto da vagabundagem típica da cultura Paulo Freire, que nem estuda nem trabalha coloca o futuro do país em risco. Além de preguiçosos, são ignorantes e, especialmente, burros.
Ela está correta em quase todo raciocínio. Os benefícios sociais estão cada vez mais lotados de parasitas. Deveriam ser uma ferramenta de inclusão social e sustento, mas viraram muletas.
Antes eram as regiões norte e nordeste. Depois desceu por Minas Gerais, onde não se acha mais mão de obra para colheitas não mecanizadas.
Hoje, nos estados do Sul, o cenário é o mesmo. Estão todos apoiados nessas muletas, e não há um governante que consiga remover essa máquina de votos, disputada com unhas e dentes por Bolsonaro e Lula na última eleição.
Não acredito que deveriam ser extintos, mas precisariam ser repensados.
Num país onde todo político tende a ser bandido, só se poderia esperar que seus eleitores também tendencem.
É isso aí. Mas Tb não é só os auxílios é essa educação meia boca que não forma homens. Depois também o estimula a maconha, faz jovens dissimulados
Marisa está com toda a razão : Isto está acontecendo em todo o Brasil.
As pessoas querem receber o Bolsa Família, bolsa gás, bolsa filhos menores e trabalhar de diarista.
A CLT faliu e não tem como dar certo.
A CLT, cópia da Carta di Lavoro de Mussolini, já é errada desde a sua criação.
A brasileiro médio é tão adestrado nessa tramóia, que se você desenhar, e mostrar como não tem nada excepcional, você será tratado como fascista!!!
Hahahahah… Isso aqui é um hospício!!!
Mais fácil olhar o micro que o macro….normal na direita….🤣🤣🤣🤣🤣🤣
A culpa é do auxílio da esquerda, que a direita aumentou quando esteve no poder, e nem sequer cogitou retirar….
Avaliar os salários e o tipo de trabalho da muito mais dor de cabeça que culpar o benefício…..analizar o êxodo rural que ocorre a várias décadas exige estudo…..pagar um salário baixo pra serviço pesado, quando a pessoa pode ir “pra cidade” ganhar mais no comércio ou serviço é muito complexo…..
Mais fácil falar que o povo é vagabundo e que o auxílio é mau 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 o mundo tem que mudar….eu não….🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
As novas gerações pensam diferente….normal….toda geração é assim, a dela é diferente da dos pais….e todas acham que a nova é errada 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Papinho batido esse de bolsa…vagabundo….pais vai quebrar……
O gado pira na repetição 🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄
Que pobreza de raciocínio!
Eu já li algumas coisas desse “Leo Saraiva” e discordo da maioria pq na minha opiniao ele é muito ofensivo desnecessariamente, mas vc disse que ele foi “pobre de raciocinio” e nessa eu tenho de discordar com vc, o raciocinio dele está bem escrito e amparado em varios fatos inegaveis, vc é quem foi pobre nas palavras, podia ter escrito mais e rebatido cada argumento dele mas por preguiça não fez, eu acho que ele parece alguem maluco e deve ser mesmo, mas o que é e quem é normal nesse país? Né mesmo?!
Rivotril e Sertralina, nem perdi tempo para ler essa bos………….., fico imaginando quem é o individuo que passa o tempo todo delirando. Talvez um velho comunista amargado, com um belo e grosso par de chifres, vivendo da ajuda do governo e comendo polenta com ovo frito todos os dias. Ou talvez um meia idade com o cabelo preso no topo da cabeça, cabelo colorido, mente vazia, semanas sem tomar banho, e desprovido de qualquer autoestima. Aqui no Brasil profundo temos um ditado que apareceu depois do molusco estar no governo. O Bozo nao tem ombros, depois que passa a cabeçinha entram ate os ovos, e assim os comunistas estao revoltados porque estao asfixiados com os ovos. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Estaremos iniciando essa campanha, vamos livrar o Leo do afogamento.
DOE UM NEURONIO
AJUDE A SALVAR UM COMUNISTA DE AFOGAR-SE COMENTANDO MERDA.
É impressionante notar que passou por aqui leitores da geração Z. E pior defende indiretamente que é melhor ser escrava de um governo a trabalhar só porque não diz que será ameaçado pelo patrão, entre outras bobagens. Uma pessoa dessa jamais trabalhou na vida para escrever algo desse nível.
Há uma diferença entre TRABALHAR e TRABALHAR PRA UM SENHOR FEUDAL. IFOOD, UBER, ADVOGADO, MEDICO, ELETRICISTA, MECANICO, todos trabalham como profissionais liberais, eles fazem seu horario, ganham por hora ou atendimento e não recebem ordens de ninguém pq são donos do proprio nariz e gerenciam sua propria força laboral, se trabalhar ganha, se nao trabalhar nao ganha, se esta indisposto nao trabalha e se esta disposto trabalha até quando quise parar.
O problema é a CLT, as pessoas não querem ser ESCRAVAS de uma pessoa, digo ESCRAVAS pois pela CLT o profissional vira refém do empregador pois é OBRIGADO a abaixar a cabeça mesmo quando é destratado ou maltratado pelo empregador pois HÁ AMEAÇAS de SUJAR A CARTEIRA, quando vc procura outro emprego o NOVO CONTRATANTE LIGA PRO ANTERIOR e se o funcionario não foi BONZINHO O SUFICIENTE o empregador anterior detona ele e ele jamais vai ser contratado novamente. RESUMO: – Ou vc se torna um ESCRAVO do empregador fazendo de tudo que ele quer como desvios de função (hoje é seu dia de lavar banheiro) e ele devia contratar uma diarista pra isso, e outras vezes abusivo com palavrões ameaças e outras ofensas, e vc não pode procurar a justiça ou o empregador vai te prejudicar quando vc tentar arrumar um novo emprego. Por isso temos de trabalhar e ganhar por Hora ou produção, sem vinculo empregaticio algum, assim se insultou toma processo, e o juiz que resolva o conflito!
😅😅😅😅😅😅 Freud explica.🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
DOE UM NEURONIO.
AJUDE A SALVAR UM COMUNISTA DE AFORGAR-SE COMENTANDO MERDA.
O que uma nádega disse à outra? “Juntas, podemos parar essa m***.”
Kkkk quanta besteira
Realidade em todos os setores. Na entrevista, parece que o candidato que é o entrevistador, reclamam de tudo. Pelo jeito, o futuro será dos robôs.
Esse é top….conhece TODOS os setores 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Bem mais que vc tenho certeza que sim.
DOE UM NEURONIO
AJUDE A SALVAR UM COMUNISTA DE AFOGAR-SE COMENTANDO MERDA.
Um cara morreu e podia escolher entre o inferno capitalista ou comunista. Ele resolveu dar uma olhada em cada um antes de decidir. Chegou no inferno capitalista, vazio, e perguntou pro diabo como eram as coisas lá.
O diabo respondeu : “Aqui no inferno capitalista a gente te descasca vivo, coloca você pra ferver no óleo quente e pica você em pedacinhos com uma faca bem afiada”.
O cara cagou nas calças e foi conhecer o inferno comunista, que estava lotado.
Encontrou um cara parecido com Marx na porta e perguntou como era o inferno comunista, ao que o cara respondeu: “Aqui no inferno comunista a gente tira a sua pele, coloca você pra ferver no óleo quente e pica você em pedacinhos com uma faca bem afiada”. “Então por que aqui está lotado, enquanto o inferno capitalista está vazio?” E Marx respondeu: “Por que aqui falta óleo, a gente não tem faca e raramente tem água quente”.
Mais certo que era dos idiotas, até o próximo asteroide chegar!