O empresário paulista José Carlos Semenzato quer faturar R$ 6,7 bilhões com mais de 4,5 mil unidades de franquias em operação no país em 2022. O garoto de Lins, município de 79 mil habitantes no interior de São Paulo, que aos 13 anos vendia coxinha das ruas, se tornou referência no setor de franquias no Brasil.
Na coluna desta semana publicada em Oeste, o jornalista Bruno Meyer conversou com o empresário que controla a SMZTO, holding que gera 15 redes de franquias de diferentes segmentos. Semenzato também respondeu à coluna qual o segredo para ganhar milhões de reais.
Leia um trecho:
“Dois são os fatores para se dar bem no pujante setor das franquias: o perfil do franqueado e o setor em que vai se inserir. “É importante fazer aquilo que gosta. Não necessariamente entrar para o setor de saúde — que é atualmente o mais pujante, mais rentável e com uma taxa de desenvolvimento muito rápido. Significa que você vai dar certo e ser bem-sucedido”, resume Semenzato. Como adiantou, o setor de saúde é uma das áreas em ascensão para franquear, ao lado de estética e beleza. ‘Mas a dica que eu sempre dou é: antes de comprar uma franquia, veja se aquele produto ou serviço caíram nas graças do consumidor. O consumidor gosta daquele produto ou serviço? Aí pode investir. Do contrário, vai ser mais um negócio na praça.‘”