As entrevistas de emprego podem ser estressantes. Muitos candidatos, por receio de perderem a vaga, ficam tensos e se enrolam no momento de responder às perguntas do empregador.
Para tornar as avaliações mais tranquilas, o executivo Trent Innes, ex-diretor administrativo da Xero Australia, decidiu usar uma simples xícara de café para testar os candidatos.
“Sempre vou levar você para passear em uma de nossas cozinhas”, disse o executivo, em uma entrevista de 2019 para o podcast The Ventures, que voltou a repercutir na semana passada. “E, de alguma forma, você sempre acaba saindo com uma bebida.”
Executivo explica por que faz o teste da xícara de café em entrevistas de emprego
Innes disse que se recusa a contratar alguém incapaz de devolver o copo vazio à cozinha. “Uma das coisas que sempre procuro no fim da entrevista é: a pessoa quer levar aquele copo vazio de volta para a copa?”, perguntou.
A intenção por trás do teste da xícara de café é avaliar a capacidade do funcionário de agir por si mesmo. “Você pode desenvolver habilidades, ganhar conhecimento e experiência, mas tudo se resume à atitude”, ressaltou. “E a atitude de que falamos muito é o conceito de lavar sua própria xícara de café.”
Leia também: “Melhor barista do mundo ensina a fazer o café coado perfeito”
O executivo conta que o “teste da xícara de café” ajuda o recrutador a descobrir quem é a pessoa como funcionária — antes de sua contratação.
“O que estava tentando descobrir era qual a tarefa de nível mais baixo que poderia encontrar, que, independentemente do que você fizesse dentro da organização, ainda fosse importante que realmente impulsionasse uma cultura de propriedade”, disse o executivo.
Leia mais: “Idoso serve café para ajudar garis”
Innes explicou que o teste da xícara de café em entrevistas de emprego também serve para avaliar a força de vontade do trabalhador.
“É realmente para garantir que os candidatos realmente se encaixem na cultura da Xero e assumam tudo o que deveriam estar fazendo”, disse.
Austrália é o país que implantou campo de concentração na pandemia?
O paspalho em questão não serviria para ser meu chefe. Um babaca. Só isso!
Realmente, não falta mais nada… Significar dizer que podem contratar um verdaeiro imbecil , que lava sua xícara de café?
Se fosse empregado este método para quem faz concurso público e a ultima etapa da prova seria beber um café com o seu futuro empregador, com certeza estariam todos reprovados, do federal ao municipal com raríssima exceção todos são arrogantes, e aquela famosa placa dizendo: maltratar funcionário publico, prisão de 6 meses a dois anos, para nós pagadores de impostos nos sentimos intimidados.
É çor isso que sempre uso copos descartáveis 🙂
Que idiotice!
Metodologia perfeita para selecionar copeiros…
Sinceramente, será que um candidato a cargo de diretoria iria se preocupar c uma xícara de café quando ocorrerão preocupaçõs muito maiores no seu dia a dia de trabalho?
Levar a xícara até a copa e pelo menos passar uma água é uma maneira de circular pela empresa, demonstrar empatia pela equipe de limpeza e copa, esticar as pernas um pouco, desanuviar a cabeça. É uma atitude que cabe perfeitamente em um dia de trabalho comum de um diretor, gerente ou qualquer outra pessoa que não trabalhe numa linha de produção. É um pequeno gesto que pode significar muito para a equipe que raramente tem contato com o alto escalão.
Quanta idiotice! As vagas que este senhor abre são para tomar café ou para executar uma atividade profissional que exige competência para tal? Oique está escrito na ficha de descrição e análise de cargo das vagas?
Imagino que muitos despreparados do RH já estejam pensando em imitar o dito cujo.
Misericórdia!
Ótima estratégia!
Tudo na vida se resume em pequenos gestos,simplicidade, carinho, gratidão,isto nos torna grandes, HERMANO Veloso