Os Estados Unidos criaram 467 mil novas vagas de trabalho em janeiro, segundo dados do Relatório de Emprego divulgados nesta sexta-feira, 4, pelo Departamento de Trabalho do governo norte-americano.
O resultado veio acima do esperado pelos analistas, diante do impacto da onda de contaminações pela variante Ômicron do coronavírus neste início de ano.
O índice de desemprego no país subiu de 3,9% para 4% em janeiro.
Ainda de acordo com o relatório, o salário médio por hora cresceu 0,7% na comparação anual, enquanto a média de horas trabalhadas por semana ficou em 34,5.
Economistas consultados pela Reuters projetavam a abertura de 150 mil vagas de trabalho no mês passado. Em dezembro, foram gerados 199 mil postos.
No ano passado, foram criados 582 mil postos de trabalho mensais nos Estados Unidos, em média. Havia 10,4 milhões de vagas abertas ao término de setembro de 2021. A força de trabalho diminuiu em 3 milhões de pessoas ante o patamar pré-pandemia, mesmo com o fim dos benefícios sociais concedidos pelo governo, a reabertura de escolas para aulas presenciais e um aumento salarial fornecido pelas empresas.