Os Estados Unidos criaram 150 mil vagas de emprego em outubro, sem contar vagas do setor agrícola. O número é abaixo do esperado pelo mercado e representa grande queda, em relação ao mês passado.
De acordo com o Departamento do Trabalho Norte-Americano, foram criadas 297 mil vagas em setembro. Antes da revisão, o payroll — relatório mensal nos EUA que divulga a quantidade de empregos criados ou perdidos no setor não agrícola — indicava 336 mil vagas.
Leia também: “Federal Reserve decide manter taxa de juros inalterada”
Economistas entrevistados pela agência Bloomberg haviam previsto a criação de 180 mil vagas em outubro.
Apesar da queda, analistas do mercado já esperavam por uma queda no número, por causa das greves das montadoras de veículos.
Desemprego aumenta nos Estados Unidos
Além disso, a taxa de desemprego chegou a 3,9% — um avanço de 0,1%, em relação ao mês anterior, que também era a projeção do mercado para outubro
Leia também: “WeWork vai pedir recuperação judicial na próxima semana, diz WSJ”
Os títulos do Tesouro dos EUA reagiram positivamente, uma vez que os investidores apostaram que o enfraquecimento no mercado de trabalho tornou mais provável que o Federal Reserv não aumente as taxas nos próximos meses.
O índice Standard and Poor’s (S&P) 500 também abriu em alta de 0,7% no início do pregão, colocando o índice do mercado de ações no caminho para sua melhor semana no ano.
Saiba mais: “Atividade fraca da indústria confirma dificuldades econômicas da China”