EUA: Amazon é processada em Washington por controle de preços

Vendedores não podem ter preços mais baixos em outras plataformas, diz processo
-Publicidade-
Amazon: gigante do comércio eletrônico é alvo de processo na capital dos EUA
Amazon: gigante do comércio eletrônico é alvo de processo na capital dos EUA | Foto: Christoph Scholz/Divulgação/Flickr

O procurador-geral do Distrito de Columbia, Karl Racine, processou a Amazon por supostamente violar as leis de concorrência da localidade. O gigante do comércio eletrônico é acusado de cobrar taxas de até 40% do preço de um produto para que comerciantes possam vendê-lo por meio de seu site, no modelo de marketplace (em que a Amazon fica com uma comissão, em troca da “vitrine” para os vendedores), e depois exigir que eles não cobrem preços menores em outras plataformas, o que inflacionaria artificialmente os preços para os consumidores.

“A Amazon ganha porque controla os preços em todo o mercado on-line de varejo, colocando-se em vantagem”, afirma o procurador-geral. “Como resultado, a Amazon está aumentando sua posição dominante no mercado e reduzindo ilegalmente a capacidade competitiva de outras plataformas.”

-Publicidade-

Em meio a investigações antitruste, a Amazon afirmou em 2019 que não impediria que os vendedores comercializassem seus produtos por valores mais baixos em outras plataformas e retirou essa cláusula do contrato. Racine, no entanto, acusa a empresa de continuar a prática por meio de sua “política de preços justos”, que permite que comerciantes que ofereçam preços menores em outros lugares sejam banidos da plataforma.

Leia também: “Amazon anuncia loja de compras internacionais no Brasil”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comments

  1. É uma ambição desmedida, ganância!
    Todos nós devemos comprar do comércio local, é em nosso bairro, cidade ou região que devemos ajudar a gerar empregos e renda.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site