EUA reduzem importação do aço brasileiro

Donald Trump avisa que a indústria local apresentou retração
-Publicidade-
Foto: CANVA
Foto: CANVA | aço - brasil - estados unidos - importação

Donald Trump avisa que a indústria local apresentou retração

aço - brasil - estados unidos - importação
Foto: CANVA

Os Estados Unidos vão reduzir os níveis de compra do aço fabricado no Brasil. A decisão foi anunciada neste fim de semana pelo presidente norte-americano, Donald Trump. De acordo com ele, a medida se faz necessária diante da retração da indústria local.

-Publicidade-

Leia mais: “Brasil não é mais o principal parceiro comercial da Argentina”

Conforme divulgado por Trump em comunicado, o mercado de aço dos Estados Unidos apresentou queda nos primeiros meses de 2020, indo na contramão dos números consolidados em 2018 e 2019. Isso porque nos dois anos anteriores, o setor registrou crescimento de produção.

“As importações da maioria dos países diminuíram este ano”

Trump afirmou que as exportações dos produtores dos Estados Unidos caíram 15% no primeiro semestre deste ano. “Além disso, as importações da maioria dos países diminuíram este ano de maneira compatível com essa contração, enquanto as importações do Brasil diminuíram apenas ligeiramente”, declarou o candidato à reeleição pelo Partido Republicano.

Em negociação

Com a notícia da redução da importação do aço pelos Estados Unidos, autoridades brasileiras se movimentam. Em nota conjunta, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Economia afirmam, por exemplo, que há negociações em andamento com o mercado norte-americano. Dessa forma, sinalizam que a decisão de Trump pode ser revertida ao decorrer dos próximos meses.

“Excepcional qualidade das relações bilaterais”

“O governo brasileiro mantém a firme expectativa de que a recuperação do setor siderúrgico dos EUA, o diálogo franco e construtivo na matéria, a ser retomado em dezembro próximo, e a excepcional qualidade das relações bilaterais permitirão o pleno restabelecimento e mesmo a elevação dos níveis de comércio de aço semi-acabado. Essa perspectiva coaduna-se com os atuais esforços conjuntos de integração ainda maior das economias dos dois países”, destaca trecho da nota divulgada pelos ministérios, conforme informa a Agência Brasil.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site