O economista Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda de Fernando Henrique Cardoso, criticou o retrocesso do governo Lula e a falta de compromisso com o equilíbrio fiscal. No segundo turno da eleição, Malan declarou voto em Lula, assim como outros pais do Plano Real.
Em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, neste domingo, 11, Malan disse que, “a julgar pelos primeiros 400 dias de Lula 3, o pensamento de 15 anos atrás perdura”.
+ Leia as últimas notícias de Economia no site da Revista Oeste.
O ex-ministro citou os programas da área econômica anunciados por Lula nesses 400 dias: o Nova Indústria Brasil, o novo PAC e um plano trienal de ação (2024-2026). “O governo Lula parece apostar que os efeitos dos seus primeiros 400 dias também se projetarão por anos à frente e contribuirão para seu (legítimo) projeto de permanecer no poder, vencendo as eleições de 2026”, disse Malan, que foi ministro da Fazenda de Fernando Henrique Cardoso entre 1995 e 2002.
O economista, contudo, lembrou de promessas nunca cumpridas dos governos de Lula e Dilma Rousseff (2003 a 2016). Ao longo dos anos, eles anunciaram investimentos grandiosos em projetos de expansão econômica, como a indústria naval, o refino de petróleo e grandes obras de infraestrutura. Pouca coisa prosperou. “Quem é minimamente informado sabe no que deu” a intenção de fazer renascer a indústria naval anunciada por Dilma, conclui o ex-ministro.
Malan lembrou de uma entrevista concedida por Lula em 2009, na qual o petista disse que vinha cobrando a construção de siderúrgicas pela Vale; que exigia da Petrobras a construção de refinarias e de estaleiros e finalizava afirmando: “Não conheço ninguém que tenha a capacidade gerencial da Dilma.”
Malan critica descaso do governo Lula com equilíbrio fiscal
Esse é o pensamento que “ainda perdura no governo Lula”, observou Malan, lembrando da recente declaração do ex-presidente: “Se der superávit zero, ótimo, se não der, ótimo também”.
O economista explica que ao dispersar demais suas atividades e investir em “ambiciosos processos de expansão”, “o Estado fica mais suscetível a ceder a interesses isolados, a persistir em promessas que não pode cumprir”, especialmente “quando, como é nosso caso, o Estado já se sobrecarregou de obrigações que testam os limites de sua capacidade — de tributar, de gastar, de se endividar, de reformar, de gerir e de investir.”
+ Artigo no Estadão critica ‘viagem’ de Lula ao passado
Por isso, Malan afirma que o governo deve sinalizar para agentes econômicos, nos próximos três anos, “de maneira clara e crível”, que “existe um sistema de regras de responsabilidade fiscal que represente compromisso firme em assegurar a sustentabilidade da trajetória de finanças públicas do país”. “Porque uma política fiscal insustentável pode impedir o desenvolvimento econômico e social sustentado no longo prazo”, conclui o ex-ministro.
o que o Sr. Malan esperava ?
na próxima vez pegue a sua prodigiosa “inteligência” e faça um aproveitamento melhor.
(tenha a santa paciência com certos personagem da nossa recente história)
pobre e podre Brasil.
Muito me admira o Sr. Malan admitir que votou em Lula, mesmo sabendo de tudo o que aconteceu nos governos passados do “metalúrgico”. Agora vem reclamar que estão sendo cometidos os mesmos erros do passado. Nos poupe, por favor. Não somos tão ignorantes como pensa o ilustre “Doutor”.
Malan é a cara do quase extinto (pela graça de Deus) PSDB. Sabia o que ia acontecer, mas como não é pobre, não está nem aí com quem vai dar mal, agora faz criticas como se não soubesse que ia acontecer isso. Hipócrita.
Não sei nem pra que dar espaço pra um burro desse naipe.
No Brasil de hoje tem gente passando fome, tem gente passando raiva, tem gente passando pano e tem gente passando vergonha!
Malan, enquanto legítimo picanheiro, deve estar passando vergonha!
Esse MalanDro fez o L, e vem agora dizer q retrocedemos 15 anos?! É retardado, ou é puro venenoso. Vai te catar MalanDro, porque mo te callas e vai engraxar as botas do L.
A filha dele, trabalha na Globo.
Dívida de campanha.
A nossa história não é das melhores!!!!!!, só tem figurinha carimbada.
Quanta inocência! Não passa de mais um cúmplice .
Quanta inocência!
Aos 78 anos fico pensando como pude ser tucano desde a fundação do partido até 2019. Cambada de vaidosos “democratas” socialistas e com medo de gente seria e honesta como Bolsonaro no poder. Mesmo tucano e com chances “zero” de Alckimin, votei em Bolsonaro nos 2 turnos em 2018, ano que o farsante tucano DÓRIA se elegeu com o slogan “BOLSODORIA” e 6 meses após começou a malhar o governo Bolsonaro. FHC então foi ressuscitado em 2022 para fazer o “L” mesmo depois de ter publicado seus “diários da presidência”, que revelam sua vaidosa e autoritária personalidade.
Malan, mais um alienado responsável pelo regresso do Brasil social, econômico e financeiro!
Não dá para respeitar alguém que vota em Lula. O cara está na época do plano real como o FHC. As coisas mudaram. Até a esquerda democrática se revelou para os desavisados. Ela nunca foi. Esse cara é uma vergonha por ter votado no Lula.
Esse Malan é um desses tipos de gente que só pensa em dinheiro. Tudo na vida desses cretinos gira em torno da grana. Esse canalha é um dos responsáveis pela desgraça que está em curso no Brasil. E essa desgraça não é só econômica, como pensam esses especuladores e rentistas ignorantes, essa quadrilha que assumiu o poder vai nos levar à tirania, miséria e até a guerras, como fazem todos os regimes comunistas. Mas se esse vagabundo estiver ganhando dinheiro, para ele tudo bem!
Um economista que declara que o plano de governo anterior do PT não deu certo e vota no ladrão, ou é retardado ou tá ganhando alguma coisa com isso!!
A opinião desse bosta já não conta mais. Foi contra o governo anterior, pois odiava e tinha inveja do Paulo Guedes que é um economista muito melhor q ele e seus asseclas do plano real. O plano real foi tão “maravilhoso” q de 1994 para hoje produziu uma inflação ao redor de 95%. Então esses tucanos azuis e amarelos por fora e vermelhos por dentro não fizeram grande coisa se olharmos as demais moedas e países importantes do mundo. Não há pq ainda hoje serem idolatrados. Não mesmo! Eles sabiam o q seria a volta do Luladrão e seu PT quadrilha ao poder e agora o cara vem reclamar q voltamos 15 anos. Mas tenho certeza q ele e seus amigos estão ganhando muito mais dinheiro agora, dinheiro fácil, sem o pragmatismo e capitalismo sério de Paulo Guedes a frente para atrapalhar.
Mais um bandido a palpitar. Foram pessoas como esse aí que destruiram o Brasil com falsas promessas de desenvolvimento e democracia.
Deveria estar preso junto vom FHC e cia pra servir de exemplo.
Não parecia, mas esse Malan se revela mais um dos caras de pau da vida pública brasileira: foi pra cama com um notório “estuprador”, e depois aparece reclamando que, surpresa!!!, foi “estuprado”.