Marcos Lisboa, um dos principais nomes da área econômica da primeira gestão de Lula, afirmou que “o Brasil está no caminho de uma nova crise severa se o governo eleito não adotar um freio de arrumação”. Lisboa analisa que o país lida com um cenário preocupante de gastos públicos desenfreados e enfraquecimento das regras fiscais.
“Eu temo que, talvez, a gente tenha que enfrentar uma nova grave crise para poder começar a superar os problemas que estão sendo construídos”, afirmou Lisboa em entrevista ao Estado de S.Paulo, neste sábado, 31.
O atual presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) ocupou o cargo de secretário de Política Econômica no ministério liderado por Antônio Palocci, entre 2003 e 2005. Ele descreveu a sua participação no governo petista da época mais como um “acidente do que uma intenção”.
O economista afirmou que a agenda de estimular o investimento com subsídios e direcionamentos adotada por Lula, antes de deixar a presidência da República, causou um baixo crescimento e uma crise fiscal que hoje é mais grave do que há 20 anos.
Marcos Lisboa ponderou que, mesmo com dois anos de pandemia, a economia reagiu melhor do que o esperado, mas explicou que as 42 medidas aprovadas no governo Bolsonaro, sendo 12 delas emendas constitucionais, como o auxílio-taxista, auxílio-caminhoneiro, proteção para etanol, distribuição de benefícios, “joga o dinheiro da sociedade no mar para beneficiar alguns”. “O aspecto trágico do Brasil é que quando as coisas começam a melhorar a gente anda para trás”, afirmou o economista.
Lisboa ressalta que o Brasil está submerso em um “descaminho institucional imenso” na última década e se referiu ao governo Dilma como “muito incompetente tecnicamente e na política”.
“Era uma agenda incrivelmente atrapalhada, ineficaz, de pouco diálogo e tecnicamente superficial”, disse o economista. “Na última eleição, foi impressionante como o Congresso se apropriou de verbas.”, sustenta. “Com o fundo eleitoral, por exemplo, tem de explicar para o estrangeiro que o Brasil dá US$ 1 bilhão para os partidos disputarem a eleição, fora o fundo partidário, fora o horário eleitoral gratuito.”
A crise de 2012 foi contida pelas reformas feitas pelo presidente interino Michel Temer, que sucedeu ao cargo com o impeachment de Dilma Rousseff. Marcos disse que bastou a crise ser contida para que os grupos “organizados, com apoio da esquerda e da direita, se realinhassem para voltar a captura do Estado”.
Com a eleição de Lula, o presidente do Insper acredita que estamos a caminho de outra crise econômica severa, de acordo com os resultados da Bolsa.
“Esse risco existe e ele se agravou nas últimas semanas. A continuar essa expansão do desequilíbrio das contas públicas, a dívida pode sair de controle no curto prazo, e o risco é de um aumento da inflação e das taxas de juros no médio prazo, com impactos recessivos sobre a economia.”
O economista alega que tem esperança no “pragmatismo de uma parte da liderança da esquerda se as coisas começarem a desandar”. Ele alerta que se o governo eleito se manter na posição de que o mercado é vilão não terá bons resultados. “Essa falácia de que o mercado é um sindicato, alguém que a gente negocia… Não existe isso”, concluiu.
Parabéns ao senhor inácio pela sua colocação no cargo de chefe da republica federativa do nordeste do Brasil, cuja capital atende pelo nome de salvador.
Só não vê risco (líquido, certo e iminente) de completa desgraça financeira e quebradeira geral no país, o otário que vota no “L”. Aquele vagabundo que gosta de levar todo mundo junto para bancarrota com seus abraços de afogado.
E ainda se acha muito “ishpehtu” porque vota e apoia um ladrão.
São tão lixos quanto o próprio “L”.
parabéns ao senhor inácio pela sua colocação no cargo de chefe da republica federativa do nordeste do Brasil, cuja capital atende pelo nome de salvador.
O BRASIL ESTA SEM PRESIDENTE, TEMOS UM IMPOSTOR LADRAO FRAUDADOR Q USURPOU O CARGO, E UMA GALINHA COMO PRIMEIRA-LADRA…E NAO ME FALEM EM 2026, ACABOU, NAO TEMOS MAIS ELEIÇOES, TEMOS FRAUDAÇOES…..obrigado aos ISENTOES, culpados por este traste estar de volta, que por seu “apoio” permitiu a implementação da FRAUDE pelo TSE
… Ele alerta que se o governo eleito se MANTIVER na posição de que o mercado é vilão…
Escorregaram feio.
Menor interesse nessa gente… Ficarei desatualizada. Dá nojo de ler qualquer coisa que venha dessa….
Ri muito lendo o bla bla bla dos esquerdopatas!!!!!
Sorte minha que moro fora do tal Brasil fazem 32 anos! Moro em um lugar CIVILIZADO!!!
Como dizia a ex pseudo presidanta, engarrafadora de vento e ex terrorista de araque…tchau queridos!
O tempo é o Deus da razao, teremos saudades deste periodo governado por um governo serio, competente cujo os ministerios eram ocupado por pessoas capacitadas com resultados favoraveis, inflaçao em baixa empregos em acençao, zero corrupçao. Agora que quero ver se Deus e brasileiro.
Em menos de 100 dias a realidade estará imposta sobre todos. Aí os ratos q ajudaram a eleger a ratazana maior serão os primeiros a pular do barco. É só aguardar para ver o consórcio da imprensa tradicional mudando o discurso. A direita agora deveria ficar bem quietinha e nem comentar nada, pois esses caras irão com certeza fazer uma M atrás da outra. Luladrão declarou hoje guerra à qualquer oposição contra o governo dele. Mas contra o valor do dólar, a taxa de juros e a inflação, q será crescente, não haverá como escamotear seus efeitos. Não tem como censurar o impacto de um péssimo governo sobre o dia a dia da população. Aguardemos!
Ah… a vaidade…
Peço que o articulista corrija: se ele se MANTIVER…
Minha sugestão é para as pessoas ficarem em casa, a economia a gente vê depois, lá no lixão…
O que ainda anima o idoso (77) que aqui se manifesta foi o pronunciamento do general Mourão, dotado de poderes militares e politicos como senador, que com certeza não permitiremos a desastrada e corrupta politica do PT e agregados. Vale dizer, enaltecendo o governo Bolsonaro, que creio voltara a ser uma grande liderança. E lembro que fui TUCANO desde a fundação do partido com Montoro e Covas, ora arrependido.
Incompetência, hipocrisia, descaminho, mal caratismo, bajulação, falsidade… a gente vê por aqui. PT e você, tudo a se f_der!!
A previsão do PIB para 2022 era de crescimento de 3%, e inflação baixa e em queda, em relação as principais economias do mundo. Não adianta agora criar a narrativa que a situação econômica está ruim. Este papo é velho e desgastado: começar um novo governo colocando a culpa do acontecerá no governo que acabou de sair. Seja responsável e faça a sua parte.
Se a esquerda caviar que domina o Insper tem certeza que a vaca vai pro brejo, não serei eu, um mero cidadão que acredita no livre mercado, no fim das estatais e no voto impresso e auditável que irei discordar.
Volta Bolsonaro e Paulo Guedes. !
Acredito ser mais im que fez o L e agora está dando umã de leão.
Basta cercar a praça dos 3 poderes com 1 milhão de pessoas com sangue nos olhos,espumando ódio e revolta.Espero que o povo tenha aprendido que pedir socorro para as Forças Armadas é fazer papel de bobo,pois ela faz parte desse sistema podre e corrupto.
Apagaram-se as luzes, o filme começou, o título? DE VOLTA AO PASSADO III.
A era da mediocridade petista recomeça hoje.
Good luck to everyone.
É PELO CAOS QUE VIRÁ A TÃO ESPERADA FAXINA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA, PARA COLOCAR UM FIM NA HERANÇA MALDITA
É, talvez o nine tenha mordido um naco maior do que consegue mastigar. Banânia e o planeta de 2023 são muito diferentes dos de 2003… A verificar.
A DATA DO ENTERRO logo será anunciada pois a QUADRILHA e BANDOS PERIFÉRICOS estão famintos e os combustíveis já subiram 15% no primeiro dia de governo e a cascatinha será fatal MAS o ignaro canelau vai se fartar de PICAnha rabo arriba e logo teremos uma legião de obesos para ser amaciados pelo SUS mas democracia é assim sempre trará consequências assim aguardemos.