Mais um setor volta à ativa no país europeu
Semanas após anunciar que a covid-19 está controlada em seu território, a França dá novos passos rumo à flexibilização das atividades. A partir da próxima segunda-feira, 22, mais setores entrarão para a lista atendida pela retomada. Nela está, inclusive, a reabertura dos cinemas.
Leia mais: “Reino Unido tira mais um nível de alerta da covid-19”
Além de permitir o funcionamento do nicho cinematográfico, o governo francês confirmou que cassinos, resorts e salões de jogos podem voltar à ativa a partir do início da próxima semana. Todavia, os funcionamentos dos estabelecimentos devem seguir “em conformidade com as rígidas regras sanitárias”.
De acordo com o comunicado do governo da França, a reabertura dos cinemas — e dos outros três setores — foi sacramentada após parecer por parte do Conselho de Defesa e Segurança Nacional. Representantes do órgão participaram de reunião com o presidente Emmanuel Macron na noite de sexta-feira, 19, conforme informações do site da Rádio França Internacional (RFI).
Prática esportiva
O trabalho de flexibilização da França não para na reabertura dos cinemas. Nesse sentido, o governo salientou que, inicialmente, atletas de modalidades como futebol, basquete e handebol já podem voltar a treinar em estádios, ginásios ou até mesmo ao ar livre. Por ora, o público seguirá longe desses locais. A liberação da presença de público em jogos de futebol está prevista, por exemplo, para 11 de julho. No momento, a data marcará o fim do estado de emergência sanitária na França.
“Retomada dos cruzeiros entre portos da Europa”
O programa de relaxamento do confinamento em solo francês segue com deliberação relacionada ao turismo. A ideia do governo é liberar a circulação de cruzeiros também a partir de 11 de julho. “Em coordenação com nossos parceiros europeus, será possível decidir sobre a retomada dos cruzeiros entre portos da Europa, para navios cuja capacidade não exceda o limite estabelecido por decreto ministerial”, diz o comunicado governamental.